HOMOAFETIVIDADE, PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO E RELAÇÕES DE PODER: PERSPECTIVA QUEER EM O ATENEU
DOI:
https://doi.org/10.22295/grifos.v31i55.6547Palavras-chave:
Homoafetividade. Heterosexualidade compulsória. Performatividade de gênero. Relações de poder. Crítica literária.Resumo
A teoria literária assinala a literatura como ponto nuclear da área das humanidades, tendo em vista a potencialidade epistemológica dos textos literários. Neste caso, trata-se de um estudo bibliográfico que analisa a obra O Ateneu de Raul Pompeia, publicada no Brasil em 1888, período reconhecido na linearidade da história da literatura como Realismo. Com os subsídios da Teoria Queer, pesquisamos as questões de poder, a performatividade de gênero e as consequências dessas características no comportamento das personagens centrais ao longo da narrativa. Percebemos que o comportamento e a personalidade delas não ocorrem gratuitamente, possuem intenção de crítica política, mas, no processo, uma relação profunda entre performatividade de gênero, sexualidade e poder é revelada. As reflexões em torno da obra apontam como o ambiente do internato impõe modos de pensar e agir à comunidade escolar. A obra escapa aos preceitos literários da época e evidencia comportamentos sociais singulares, como é o caso do tensionamento da narrativa em torno da homoafetividade e performance de gênero.
Downloads
Referências
ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. 5º edição. São Paulo, Martins, 1974.
FERREIRINHA, Isabella Maria Nunes; RAITZ, Tânia Regina. As Relações de Poder em Michel Foucault: Reflexões Teóricas. Rio de Janeiro. 2010.
FIGUEIREDO, Fernando de. A pedagogia do sexo em o ateneu: o dispositivo da sexualidade da “fina flor da mocidade brasileira”, Universidade Federal de São Carlos, 2009.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 4ª ed. Org. e trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.
MISKOLCI, Richard; BALIEIRO, Fernando de Figueiredo. O Drama Público de Raul Pompeia - Sexualidade e política no Brasil finissecular. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 26, nº 75. São Paulo. 2011.
POMPEIA, Raul. O Ateneu. 16ª ed. São Paulo: Ática, 1996 (Bom Livro).
POMPEIA, Raul. O Ateneu. Apuração do texto com o original e introdução por Therezinha Bartholo, ilustração do autor. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1993.
ROSA, Patrícia. Gênero: Performativo ou Ontológico? Peri - Revista de Filosofia, v.04, nº01. Florianópolis. 2012.
RICH, Adrienne. Heterosexualidade compulsória e existência lésbica. Revista Bagoas, nº 05. 2010.
SOUZA, Márcia de. O Ateneu: “edifício alegórico”. 145 f. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Grifos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Grifos é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Grifos adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.
- Autores concedem à revista o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Política de Direito Autoral adotada está cadastrada no Diadorim <diadorim.ibict.br>.