O DIÁLOGO DE SABERES SOCIOAMBIENTAIS COMO ALTERNATIVA PARA A CRIAÇÃO DE UM MUNDO POSSÍVEL EM TEMPOS DE CRISE CIVILIZATÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.22295/grifos.v31i56.6255Palavras-chave:
Diálogo de saberes; Modos de vida; educação ambiental; Saberes tradicionais.Resumo
O tempo de crise civilizatória que vivemos requer um grande esforço para que possamos superá-lo. As alternativas são várias e apontam para necessárias rupturas em nossos modos de agir e pensar sobre a vida na Terra. Neste texto, destacaremos os avanços e possíveis formas de diálogo de saberes socioambientais e que nos induzem ao (re)conhecimento de múltiplos saberes, que não apenas aqueles do universo acadêmico; por isso, a necessidade de um diálogo que passa pela compreensão de outro mundos possíveis, ou seja, das realidades vividas por povos originários, populações tradicionais, camponeses, até os saberes eclesiásticos ou de suas lideranças que apontam para o buen vivir. Para tanto, traremos uma discussão atualizada sobre o que se entende por diálogo de saberes socioambientais e a sua intrínseca ligação com a educação ambiental – não aquela que meramente está presente em componentes curriculares, mas como modo de se viver no mundo – e também o tema do diálogo a partir da Encíclica Laudato Si’, tendo em vista as importantes manifestações do Papa Francisco no cenário atual. Encerramos com a afirmação de que as respostas para os problemas atuais estão nos modos de vidas que acenam para um sistema socioeconômico não capitalista.
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