ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS TERRITORIALIDADES BASEADAS NAS TRANSFORMAÇÕES DA AGRICULTURA FAMILIAR SOBRE A LINHA ALDA – VIADUTOS/RS
DOI:
https://doi.org/10.22295/grifos.v30i53.5626Palavras-chave:
Agricultura Familiar. Dinâmica territorial. Linha Alda. Territorialidades.Resumo
Este artigo visa, em nível exploratório, compreender como as dinâmicas territoriais se apresentam sobre a Linha Alda-Viadutos/RS. Para tanto, delimitamos três momentos de análise: o primeiro referente ao contexto histórico de construção de identidades e territorialidades dos estabelecimentos rurais da agricultura familiar localizados na Linha Alda; na sequência, apresentamos elementos sobre as mudanças resultantes dos processos de modernização da base técnica da produção, intensificadas a partir de 1970; e, por fim, um terceiro momento em que é realizada uma análise da configuração das dinâmicas territoriais recentes, marcadas pela paisagem da especialização produtiva e pelo declínio populacional e das territorialidades comunitárias estabelecidas outrora. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante, trabalho de campo e a pesquisa bibliográfica documental. Desta forma, apresentamos um panorama geral sobre as dinâmicas territoriais da Linha Alda, que incluem os nanoterritórios das unidades de produção da agricultura familiar e as territorialidades na escala da localidade rural. Por meio deste estudo, foi possível apreender as circunstâncias que forjaram os atuais vínculos sociais difusos dos moradores da Linha Alda. Por conta disso, o uso da figura de linguagem: “será o fim da linha”?
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Grifos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Grifos é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Grifos adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.
- Autores concedem à revista o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Política de Direito Autoral adotada está cadastrada no Diadorim <diadorim.ibict.br>.