AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS: UM ESTUDO DOS EMPREENDIMENTOS DO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA-RS

Autores

  • Caroline Conteratto Universidade Federal da Grande Dourados
  • Alessandra Matte Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Rosani Marisa Spanevello Universidade Federal de Santa Maria
  • Tanice Andreatta Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v30i53.5510

Palavras-chave:

Agroindústria familiar rural, segurança alimentar, produção, consumo.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar as percepções de agricultores acerca das atividades envolvendo agroindústrias rurais familiares do município de Constantina, situado na mesorregião Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Por meio do estudo de múltiplos casos, analisaram-se 21 empreendimentos. Os empreendimentos são de pequeno porte, a mão de obra é familiar, e a inserção nos mercados ocorre majoritariamente por meio de feiras livres, dos supermercados e da venda direta em domicílios. Como fatores dinamizadores destes mercados, os entrevistados elencaram a qualidade dos produtos, as relações de confiança e a possibilidade do conhecimento da origem e do processo de produção.

Biografia do Autor

Caroline Conteratto, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutoranda em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020). Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2017).

Alessandra Matte, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Santa Helena/PR. Pós-Doutora em Desenvolvimento Rural (CNPq e CAPES/FAPERGS). Mestra e Doutora em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós­-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Rosani Marisa Spanevello, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Agronomia pela UFSM (2000) com Mestrado em Extensão Rural pela mesma Universidade (2002) e doutora em Desenvolvimento Rural pela UFRGS (2008). Atualmente éProfessora Associada do Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões e do Programa de Pós Graduação em Agronegócios.

Tanice Andreatta, Universidade Federal de Santa Maria

É graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1999), Mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009).

Downloads

Publicado

2021-06-14