CONTRIBUIÇÕES DO ACESSO AO CRÉDITO RURAL: UMA ANÁLISE ENTRE MULHERES NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v30i51.5418

Palavras-chave:

Desenvolvimento rural. Empoderamento. Igualdade de gênero. Mulheres agricultoras. Pronaf.

Resumo

Tradicionalmente, os processos sociais e culturais que marcam o meio rural brasileiro atribuem papéis distintos aos homens e mulheres, vinculando a elas tarefas pouco valorizadas em termos monetários. Entretanto, essa realidade começou a ser alterada com a mobilização das próprias mulheres rurais, que passaram a conquistar seus direitos, passando a ser inseridas na agenda de políticas públicas. Este estudo tem como objetivo analisar o processo de acesso ao crédito rural por mulheres no Território da Cidadania Médio Alto Uruguai, no estado do Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos demonstram que o ato de acessar o crédito, quando exercido por mulheres, tem o objetivo maior de melhorar a qualidade de vida da família, por meio do aumento da produção e, consequente, da renda familiar. A principal atividade produtiva a qual recebe investimentos dos projetos das mulheres é a atividade leiteira, que, comumente, já era desenvolvida no núcleo familiar. Nessa situação, a tomada de crédito se dá por meio de sistema produtivo já em curso, com o propósito de melhorá-lo. Os resultados permitem concluir ainda que o acesso ao crédito rural para investimento em atividade de interesse da mulher resulta em aumento da confiança, facilitando a comunicação e o relacionamento com outros atores sociais.

Biografia do Autor

Rosani Marisa Spanevello, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente Professora Adjunta do Curso de Zootecnia e do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Caroline Casado Fagundes, Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões.

Acadêmica do Curso de Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil.

Alessandra Matte, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Santa Helena, Paraná. Brasil.

Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Santa Helena, Paraná. Brasil

Mariele Boscardin, Universidade Federal de Santa Maria.

Zootecnista pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2020-09-28

Edição

Seção

Dossiê: PRONAF 25 anos: Histórico, transformações e tendências.