O PRONAF: UM VETOR TENDENCIAL À CONCENTRAÇÃO E SELEÇÃO PRODUTIVA NA AGRICULTURA FAMILIAR

Autores

  • Eliziário Noé Boeira Toledo Consultor Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Valdecir José Zonin Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v30i51.5371

Resumo

O artigo analisa os dados alusivos aos números nacionais conexos às operações e montantes contratados nas modalidades de custeio e investimento, disponibilizados pelo Pronaf entre os anos 1996-2019. Buscou-se concentrar a análise nas evidências que indicam a redução do número de contratos e na ampliação de volumes de crédito, que possam ser tomados como indícios que auxiliam e consolidam o processo de diferenciação social entre os agricultores familiares. As informações sobre as operações de crédito foram retiradas do Anuário Estatístico do Crédito Rural do Banco Central do Brasil. Com base nos dados analisados, foi possível inferir que o crédito rural expresso nas modalidades de custeios e investimentos do Pronaf que, apesar de ter se tornado uma importante política pública de inclusão creditícia, ao privilegiar os agricultores familiares com melhores condições socioeconômicas está, no entanto, consolidando e ampliando o processo de diferenciação social entre os agricultores familiares.

Biografia do Autor

Eliziário Noé Boeira Toledo, Consultor Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Sociólogo (UFRGS, 2005), mestre em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS, 2009), doutor em Desenvolvimento Sustentável (CDS/UnB, 2017), mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA/UFFS, 2019), Campus de Erechim (RS).

Areas de agricultura, meio ambiente, política agricola, agriculura familiar.

Valdecir José Zonin, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Engenheiro agrônomo (UFSM, 2001), Mestre em Engenharia Produção e Sistemas (UNISINOS, 2008), doutor em Agronegócios (UFRGS, 2012), professor do curso de Agronomia e PPGCTA/UFFS, Campus Erechim (RS).

Areas de agricultura, meio ambiente, política agricola, agriculura familiar, economia agricola, admisnistraçao rural.

Downloads

Publicado

2020-09-28

Edição

Seção

Dossiê: PRONAF 25 anos: Histórico, transformações e tendências.