O PRONAF E A INSERÇÃO TÉCNICO-PRODUTIVA NAS UNIDADES FAMILIARES DE SERGIPE

Autores

  • DIANA MENDONÇA DE CARVALHO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • JOSÉ ELOÍZIO DA COSTA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v30i51.5220

Resumo

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é uma ação governamental com 24 anos de existência. Está presente em praticamente todos os municípios brasileiros e se firma entre os pequenos agricultores como auxiliar no combate à pobreza rural. A partir disso, o trabalho objetiva analisar a evolução e as mudanças socioespaciais promovidas pelo Pronaf em Sergipe, em termos de inserção técnico-produtiva. A pesquisa tem caráter analítico-empírico, com base quanti e qualitativa, utilizando dados colhidos das bases do Banco Central (2005-2012) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além da validação perceptiva de 76 beneficiários, quanto à importância do Programa e das instituições parceiras na sua efetivação. Conclui-se que, após o acesso ao Pronaf, houve ampliação no número de agricultores que passaram a receber assistência técnica e extensão rural, aumento na aquisição e utilização de equipamentos técnicos-mecânicos, além do uso de insumos químicos modernos. A utilização desses condicionantes, principalmente após o acesso ao Pronaf, demonstra que o Programa tem sido uma experiência benéfica na promoção de mudanças socioespaciais no rural, alavancando e diversificando a produção das unidades familiares, de modo a integrá-las às demandas de mercado.

Biografia do Autor

DIANA MENDONÇA DE CARVALHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

É licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre (2010) e Doutora em Organização e Dinâmica dos espaços Agrário e Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia -PPGEO/UFS

JOSÉ ELOÍZIO DA COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

 Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio Claro (1999) em Organização do Espaço e Pós-Doutorado na Universidade Federal do Ceará (2018/2019). É Professor Titular do Departamento de Geografia e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe.

Downloads

Publicado

2020-09-28

Edição

Seção

Dossiê: PRONAF 25 anos: Histórico, transformações e tendências.