O bem viver e a agricultura familiar: refletindo a partir das implicações da relação entre técnica e trabalho

Autores

  • Marjorie Mariana Abreu UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
  • Giovanna Pezarico Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - UTFPR-Câmpus Pato Branco e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UTFPR-Câmpus Curitiba.

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v29i48.5059

Palavras-chave:

Ensino de história. Narrativas no ensino de história. Memórias outras no ensino de história. Currículos de história. Pedagogias decoloniais

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir tema de pesquisa em andamento que tem como temática as imbricações entre o Bem Viver, Técnica e Trabalho no contexto da Agricultura Familiar. Tal temática possibilita novos olhares e construção de possíveis caminhos que se colocam como uma alternativa, resistência e esperança ao modelo dito como ideal estabelecido através da racionalidade hegemônica. Evidencia-se a importância dos diálogos entre agricultura familiar e o bem viver no sentido de estabelecer conexões para sociedade numa direção mais harmônica, segura e responsável na relação entre sociedade e a natureza, o meio ambiente e a sustentabilidade, buscando observar os movimentos estabelecidos pelos temas acima apresentados através do trabalho e da técnica.

Biografia do Autor

Marjorie Mariana Abreu, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela FESB (Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista), (2007). Possui Graduação em Administração-Bacharelado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), (2017). Mestranda em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), (2018)- Linha de Pesquisa: Tecnologia de Gestão, Trabalho e Organizações. Atua como professora. Dedica-se a pesquisas relacionados às áreas de Administração, Educação, Tecnologia, Organizações , atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia e Sociedade, Trabalho e Tecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Giovanna Pezarico, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - UTFPR-Câmpus Pato Branco e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UTFPR-Câmpus Curitiba.

Possui graduação em graduação em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Sudoeste (2004) e Direito pela Faculdade Mater Dei (2005). É Doutora em Tecnologia - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia - PPGTE/UTFPR - Linha de pesquisa Tecnologia e Trabalho. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - UTFPR-Câmpus Pato Branco e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UTFPR-Câmpus Curitiba. Realiza pesquisas nas áreas de Administração, Tecnologia, Educação e Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia e sociedade, educação e tecnologia; trabalho e tecnologia

Downloads

Publicado

2019-11-29

Edição

Seção

Dossiê Ruralidades e Urbanidades: potencialidades e desafios para o desenvolvimento