Transações e estruturas de governança em organizações cooperativas na atividade leiteira do território Cantuquiriguaçu/PR

Autores

  • Anderson Sartorelli Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • João Armando Dessimon Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Leonardo Xavier da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v28i47.4666

Palavras-chave:

Amazona vinacea. Natureza. Percepção. Educação Ambiental.

Resumo

Amparado pelo aporte teórico da Economia dos Custos de Transação (ECT) e utilizando-se do método de Análise Estrutural Discreta Comparada (AEDC) para interpretação dos dados, o objetivo do artigo foi analisar as estruturas de governança que predominam nas transações realizadas pelas organizações cooperativas de produção de leite no território Cantuquiriguaçu/PR. A investigação de campo revelou a existência de três grupos distintos de cooperativas neste território. Um primeiro composto por sete cooperativas ativas na captação de leite, com operações a montante e a jusante na atividade. Outro composto por três cooperativas não ativas na captação de leite, mas atuantes junto aos seus associados. E, um terceiro composto por três cooperativas que haviam sido liquidadas, as quais foram descartadas do estudo pela impossibilidade de contato com algum dos responsáveis legais. Nas três cooperativas não ativas, a investigação identificou que a concorrência de mercado (preços, pressão de outras empresas etc.), a falta de agregação de valor ao produto, o baixo poder de negociação e o oportunismo dos agentes, foram considerados fatores determinantes na decisão destas em encerrarem a atividade de captação de leite na região. Já a investigação sobre aquelas cooperativas que permaneciam ativas na captação de leite revelou que a estrutura de governança que predomina em suas transações é a bilateral ou também classificada como híbrida, baseada em relações contratuais predominantemente informais e do tipo relacional. Utilizando-se do método da AEDC pode-se concluir que essa forma de governança observada nas cooperativas ativas está em concordância com as indicações teóricas da ECT.

Biografia do Autor

Anderson Sartorelli, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutorando em Desenvolvimento Rural na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Graduado em Economia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

João Armando Dessimon Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutor em Economia Agroalimentar pela Universidade de Córdoba/Espanha. Mestre em Economia Rural
pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Medicina Veterinária pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Leonardo Xavier da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2019-09-23