Alternativas sustentáveis ao uso intensivo de agrotóxicos na agricultura brasileira

Autores

  • Jefferson Pereira da Silva Castro Tetra Pak S. A.
  • Samuel Carvalho De Benedicto Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas
  • Cibele Roberta Sugahara Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas
  • Cândido Ferreira da Silva Filho Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v28i47.4636

Resumo

O uso demasiado de agrotóxicos na agricultura, partindo da escolha de substâncias, quantidade e qualidade nem sempre leva em consideradção os danos gerados para a saúde, sociedade e ecossistemas. Este trabalho objetiva discutir sobre o uso permissivo de agrotóxicos no Brasil e apontar consequências geradas para os ecosistemas envolvidos. A partir da metodologia da pesquisa bibliográfica o trabalho permite indicar alterantivas que podem subsidiar condições mais sustentáveis para o agronegócio brasileiro. A tecnologia de precisão e a agroecologia aplicadas à produção agrícola minimizam os impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade. Os resultados sugerem que a efetividade de discussões políticas sobre os níveis de componentes agrotóxicos usados na agricultura brasileira é essencial para a proposição de regulamentação e práticas que resultem em um agroecossistema produtivo e ecologicamente responsável. No entanto, a permissividade do Estado brasileiro quanto ao uso de substâncias agroquímicas parece gerar problemas imensuráveis para a flora e fauna. No Brasil, a concessão de isenções fiscais e tributárias para a comercialização de alguns agrotóxicos que são banidos na União Européia denota a pouca importância dada às implicações para a saúde humana e para o bioma brasileiro.

Biografia do Autor

Jefferson Pereira da Silva Castro, Tetra Pak S. A.

Mestre em Sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas. Analista de sustentabilidade da Tetra Pak.

Samuel Carvalho De Benedicto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor, Pesquisador e Coordenador do Mestrado em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Membro do Grupo de Pesquisa "Gestão Estratégica e Sustentabilidade".

Cibele Roberta Sugahara, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo - USP. Professora e Pesquisadora da Faculdade de Administração e do Programa de Mestrado em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas / SP. Membro do Grupo de Pesquisa "Gestão Estratégica e Sustentabilidade".

Cândido Ferreira da Silva Filho, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Professor e Pesquisador do Centro de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas. Membro do Grupo de Pesquisa “Organizações, Gestão e Sociedade”.

Downloads

Publicado

2019-09-23