Percepções de famílias atingidas pela implantação de usina hidrelétrica sobre geração e enfrentamento de vulnerabilidades

Autores

  • Maria Assunta Busatto Unochapeco
  • Teresinha Rita Boufleuer Unochapecó
  • Junir Antonio Lutisnki UNOCHAPECÓ

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v29i49.4577

Resumo

Famílias atingidas pela implantação de usinas hidrelétricas têm sido tema de discussão pelos impactos socioambientais e deslocamentos compulsórios que afetam a vida de indivíduos e comunidades. Este estudo objetivou identificar a geração e formas de enfrentamento de vulnerabilidades de famílias atingidas pela implantação de uma usina hidrelétrica. Foram entrevistadas dezesseis famílias de uma comunidade ribeirinha atingida. A análise, com abordagem qualitativa, mostrou vulnerabilidades relacionadas às formas de negociação com a empreiteira e alterações no modo de viver, destacando-se a relação das pessoas com o rio. Os enfrentamentos das vulnerabilidades, na ótica das famílias entrevistadas, se dão basicamente no âmbito individual e familiar, com pouco apoio da comunidade e, praticamente inexistente, do empreendimento, de órgãos públicos e outras entidades que pudessem contribuir na minimização dos problemas decorrentes do empreendimento e que afetam esse grupo de atingidos.

Biografia do Autor

Maria Assunta Busatto, Unochapeco

Doutora em Biologia pela Universidade de Barcelona, Master em Enfermidades Tropicais pela Universidade de Valência, Espanha. Graduada em Ciências pela Universidade de Passo Fundo. Graduada em Biologia pela Universidade de Passo Fundo. Atualmente é Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unochapecó (Mestrado e Doutorado) e atua na Linha de Pesquisa Saúde e Ambiente. Docente nas graduações de Medicina, Nutrição e Ciências Biológicas. É professora visitante do Programa de Pós-Graduação de Salud Pública y Enfermedades Transmisibles da UNaM - Argentina. Na Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ - foi, coordenadora do curso de Ciências Biológicas; Diretora do Centro de Ciências da Saúde; Vice-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão; Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação; Coordenadora da Editora Argos; Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação. Atua na área de Saúde e Meio Ambiente, com ênfase nos seguintes temas: Saúde e Ambiente; Avaliação de Impactos na Saúde; Entomologia Médica e Vigilância epidemiológica e ambiental.

Teresinha Rita Boufleuer, Unochapecó

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), com dissertação na área de saúde e ambiente, estudando essa relação em atingidos por implantação de usinas hidrelétricas sob a perspectiva ecossistêmica de saúde e análise de vulnerabilidades em saúde. Membro do Grupo de Pesquisa Ambiente e Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Especialista em Saúde Coletiva e Magistério Superior (UNOCHAPECÓ, 2006). Graduada em Psicologia (UNISINOS, 1992). Trabalhou com Recursos Humanos e Psicologia Organizacional e do Trabalho em Organizações. Como docente na Unochapecó, atua com componentes curriculares de Psicologia na Área da Saúde e Trabalho.

Junir Antonio Lutisnki, UNOCHAPECÓ

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2002), Especialista em Gestão ambiental com atuação na área de gestão de resíduos, Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária da Região Oeste de Santa Catarina (2007) e Doutor em Biodiversidade Animal pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Atua como Biólogo na Secretaria da Saúde do município de Chapecó, SC no controle de populações de vetores. Como professor na UNOCHAPECÓ, atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Professor visitante na Universidad Nacional de Misiones, Argentina.

Downloads

Publicado

2020-03-23