A incidência de políticas públicas para a agricultura familiar no Brasil: considerações a partir dos municípios, regiões e Territórios da Cidadania

Autores

  • Catia Grisa PGDR/UFRGS
  • Letícia Andrea Chechi Chechi PGDR/UFRGS
  • Eduardo Rodrigues Sanguinet Doutorando PUC

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v27i45.4456

Palavras-chave:

Significado do trabalho. CIEE. Aprendiz.

Resumo

Resumo

Um amplo conjunto de políticas públicas para a agricultura familiar foi criado no Brasil nos últimos 20 anos. Diversos estudos avaliam o desempenho individual dessas políticas em âmbito nacional, regional ou estudos de casos. No entanto, pouco sabemos sobre a incidência ou atuação conjunta de tais políticas públicas. Visando contribuir neste debate, o artigo procura analisar a incidência de políticas públicas para a agricultura familiar nos municípios, regiões e Territórios da Cidadania no período de 2011 a 2015. Doze políticas públicas foram consideradas nessa reflexão, selecionadas a partir da existência de dados públicos para um mesmo período de análise.  Os resultados evidenciam a grande capilaridade de quatro políticas (Bolsa Família, Luz para Todos, Pronaf e PNAE) no território nacional. Constatou-se a concentração geográfica da incidência de políticas nas regiões Nordeste e Norte do Brasil, e a não correspondência entre incidência e aplicação dos recursos. Em relação ao PTC, os resultados indicam que nas regiões Nordeste e Sudeste há diferenças estatisticamente significativas quanto à incidência das políticas para a agricultura familiar em municípios pertencentes aos Territórios da Cidadania.

Biografia do Autor

Catia Grisa, PGDR/UFRGS

Professora Adjunto 1, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Campus Litoral Norte - Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Professora no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS). Pós-Doutora no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ - 20120), com Doutorado Sanduíche no Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (CIRAD), em Montpellier/França. Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Pelotas (FAEM/UFPel - 2004) e Mestre em Desenvolvimento Rural pelo PGDR/UFRGS (2007). Possui experiência nas áreas de Ciências Sociais, Sociologia e Politica, com ênfase nos campos da sociologia rural, políticas públicas e desenvolvimento rural. Desenvolve estudos e pesquisas nos seguintes temas: agricultura familiar, políticas públicas para a agricultura familiar, desenvolvimento rural e segurança alimentar e nutricional.

Letícia Andrea Chechi Chechi, PGDR/UFRGS

Engenheira Florestal formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Frederico Westphalen, RS, mestre e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Interesse em ensino, pesquisa e extensão, principalmente, nas temáticas de políticas públicas, mudanças climáticas, meio ambiente, inovação, cadeias produtivas, erva-mate e agricultura orgânica e agroecológica. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (GEPAD) e do Grupo de Pesquisa em Agroecologia e Circuitos de Comercialização de Alimentos em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Participando de projetos vinculados ao Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (CIRAD) e Red Políticas Públicas y Desarrollo Rural en America Latina.

Eduardo Rodrigues Sanguinet, Doutorando PUC

Doutorando em Economia do Desenvolvimento na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e graduando em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Desenvolvimento Rural (UFRGS) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisa temas ligados: Comércio Internacional, Políticas Políticas Públicas para a Agricultura, Sistemas Agroalimentares.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Edição

Seção

Dossiê Questões Rurais e Políticas Públicas