Análise teórica dos desastres naturais: Gestão e política de assistência social

Autores

  • Cristiane Canez Machado
  • Jeferson Prietsch Machado Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v28i46.4383

Palavras-chave:

planejamento, metodologia, resultado

Resumo

A temática sobre os desastres naturais tem tomado ênfase em diversas áreas de conhecimento na atualidade, muito em função do aumento do número desses eventos, que tem ocasionado inúmeros prejuízos econômicos e sociais. É nesse sentido que o presente trabalho pretende oferecer contribuições acerca dessa temática buscando analisar e conceituar os desastres naturais a partir de diferentes perspectivas. Para tal análise, será apresentada uma revisão teórica sobre esse tema, abordando os principais conceitos que são utilizados para descrever como os mesmos ocorrem na atualidade. Também será explicitado no texto o processo que envolve a gestão e os desastres naturais. Além disso, para finalizar serão trazidos elementos da política de Assistência Social, política esta que tem auxiliado no processo que envolve os desastres.

Biografia do Autor

Cristiane Canez Machado

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) e Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Jeferson Prietsch Machado, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Mestre e Doutor em Meteorologia Agrícola pela Universidade Federal Viçosa (UFV).

Downloads

Publicado

2019-06-28