A evolução do crédito rural no estado de Santa Catarina entre 2007 e 2016

Autores

  • Lauro Francisco Mattei Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Juliano Luiz Fossá Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v26i43.4053

Palavras-chave:

Trabalho. Educação profissional e tecnológica. Trabalho não material. Produção não material.

Resumo

Neste artigo, analisa-se a evolução do crédito rural no estado de Santa Catarina entre 2007 e 2016. Inicialmente, faz-se uma breve síntese do processo histórico de criação do Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR) a partir do ano de 1965, quando esse tipo de crédito surgiu como a principal política pública de apoio à agropecuária brasileira. Após décadas de expansão, esse sistema entrou em retração nos anos de 1980 devido à crise macroeconômico do país. Assim, a partir da década de 1990 surgiram outras formas de apoio ao setor rural, com destaque para a criação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) no ano de 1996, cujo foco foi o atendimento às demandas dos agricultores familiares. Na sequência é apresentada uma série de dados e informações sobre o número de contratos celebrados e o volume total de recursos disponibilizado no período considerado no estado de Santa Catarina, em particular pelo PRONAF. O trabalho concluiu que, apesar do PRONAF responder por mais de 68% dos contratos de crédito rural realizados no ano de 2016, esse programa foi responsável apenas por 24% do total dos recursos do crédito rural disponibilizados no estado catarinense, que tem uma base produtiva rural dinamizada majoritariamente pelo sistema familiar de produção.

Biografia do Autor

Lauro Francisco Mattei, Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Pós-Doutor pela Universidade de Oxford. Professor associado no Curso de Graduação em Ciências Econômicas e no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Juliano Luiz Fossá, Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  

Downloads

Publicado

2018-02-02

Edição

Seção

Artigos