Análise do controle social no Observatório Social de São José sob a ótica da gestão social

Autores

  • Fernanda Matsukura Lindemeyer Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Luis Moretto Neto Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v27i44.4044

Palavras-chave:

Currículo, dimensión ambiental, Educación Ambiental, transversalidad.

Resumo

Ao questionar como é executado o controle social na prática e quais seus critérios adotados, busca-se investigar os meios pelos quais o Estado e a sociedade se organizam para gerar o controle social nas organizações públicas. Desse modo, este trabalho tem como objetivo investigar a relação do Observatório Social de São José com as organizações diretamente envolvidas no exercício do controle social na esfera do município de São José, sob a ótica dos critérios da cidadania deliberativa Inclusão, Autonomia e Bem Comum, propostos por Tenório et al. (2008) na gestão social. Esta pesquisa foi realizada de acordo com as diretrizes da abordagem qualitativa e, quanto aos meios utilizados para realizá-la, remeteram à classificação bibliográfica, documental e à utilização de entrevistas semiestruturadas. A análise das principais falas coletadas durante as entrevistas realizadas contribuiu para a caracterização de algumas problemáticas verificadas na metodologia de execução das ações da entidade, tendo como dentre as principais apontadas o fraco relacionamento entre as entidades.

Biografia do Autor

Fernanda Matsukura Lindemeyer, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduada em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Luis Moretto Neto, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Engenharia de Produção, Mestre em Geografia – Desenvolvimento Regional e Urbano e graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Colaborador-voluntário do Programa de Pós-Graduação (Doutorado e Mestrado Acadêmico em Administração/UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Inovação e Desenvolvimento Empresarial (PPGIDE) do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE/SC).

Downloads

Publicado

2018-09-27