Quatro olhares: análise de algumas contribuições teórico-metodológicas para a Sociologia da cultura e história social da arte no século XX

Autores

  • Luiz Alberto Souza Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v24i38/39.3281

Palavras-chave:

Cidades, Biopolítica, Vida, Morte.

Resumo

O estudo comparativo de alguns dos principais autores ligados à Sociologia da Cultura e à História Social da Arte aponta para a incrementação do debate no interior desses campos de pesquisa ao longo do século XX. Tal complexidade, por sua vez, expressou-se pela ampliação do universo documental, bem como pela introdução de novos temas, problemas e abordagens metodológicas em ambas as áreas do conhecimento. Este artigo apresenta e relaciona alguns pontos de vista em torno de duas importantes questões, tanto para historiadores da arte quanto para sociólogos da cultura: a discussão relativa à ideia de cultura e as diferentes compreensões acerca das relações entre formas estéticas e processos sociais. Para realizar essa discussão, analisa-se o uso das fontes, bem como os métodos empregados por quatro estudiosos identificados com tradições intelectuais mais ou menos diversas: Heinrich Wölfflin (1864-1945), Erwin Panofsky (1892-1968), Mikhail Bakhtin (1895-1975) e Timothy James Clark (1943).

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Publicado

2016-08-02

Edição

Seção

Dossiê Temática Livre