Empoderamento em um grupo de mulheres de um município no sul do Brasil

Autores

  • Flaviane Cristine Troglio da Silva
  • Águeda Lenita Pereira Wendhausen

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v21i32/33.2400

Resumo

Este estudo teve por objetivo elaborar e orientar uma proposta de discussão crítica (pró-ativa), do cotidiano de um grupo de mulheres em um município no Sul do Brasil, utilizando-se da metodologia do Círculo de Cultura de Paulo Freire. A pesquisa em questão foi de caráter participante em consonância com a metodologia Freireana, que propõe a educação a partir do diálogo. Quanto aos sujeitos da pesquisa foram envolvidas 12 mulheres na faixa etária de 32 a 63 anos, em quatro oficinas com o uso da metodologia do Circulo de Cultura, cujo tema foi o corpo e o cuidado. A análise dos dados foi relacionada às etapas desenvolvidas com as mulheres no Círculo de Cultura e, neste contexto, buscou-se a presença de empoderamento advindo das reflexões sobre as questões trazidas durante o trabalho educativo realizado. Através do levantamento dos temas geradores, da codificação, descodificação e do desvelamento crítico, o grupo pode rever seus conceitos sobre os problemas diários tendo um olhar mais crítico e menos submisso. Em relação aos fatos, pode-se considerar que as oficinas trabalhadas promoveram sensibilização do empoderamento.

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Publicado

2014-10-01

Edição

Seção

Dossiê Temática Livre