DO CUME AO INCÔMODO AMENIZADO NA ESCALA DE AVALIAÇÃO DO ENADE: ESTUDO DAS CAUSAS CRÍTICAS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIR/PORTO VELHO-RO, NOS TRIÊNIOS 2004/06 E 2007/09

Autores

  • Jean Marcos da Silva
  • José Moreira da Silva Neto
  • Gleimíria Batista da Costa
  • Adelmo Pedro Oliveira Júnior

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v20i30/31.2365

Resumo

A preocupação com a eficiência dos profissionais de áreas diversificadas, entre estas a contábil, teve como uma das consequências a criação e implantação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). A partir deste, é possível verificar qual área de conhecimento não está atingindo a suficiência esperada pelos discentes das instituições de ensino superior. Assim, na avaliação do ENADE em relação ao curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) nos triênios 2004/06 e 2007/09, a Instituição obteve notas 05 e 03, respectivamente, numa escala em que 01 é o conceito crítico e 05, o conceito máximo. Neste contexto, o presente artigo procurou identificar quais variáveis foram determinantes para a queda de conceito do curso de Ciências Contábeis da UNIR. A pesquisa é relevante, pois, através dos achados e das conclusões, os gestores do curso poderão elaborar estratégias orientadas por estas a fim de minimizar as variáveis que ocasionaram a redução do conceito mencionado. A pesquisa foi exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa, por meio de estudo documental. Conclui-se que tal redução ocorreu devido (i) às diferenças mínimas de notas entre estudantes concluintes e ingressantes; (ii) à redução brusca no percentual de acerto dos estudantes concluintes no relatório do triênio 2004/06 e triênio 2007/09 em conhecimento específico; (iii) à equivalência de conhecimento geral entre concluintes da Instituição e ingressantes do Brasil.

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Publicado

2014-09-05

Edição

Seção

Dossiê Temática Livre