Fronteiras entre publicidade e fotojornalismo: estratégias comunicacionais na imagem publicitária
DOI:
https://doi.org/10.22295/grifos.v16i22/23.179Resumo
Este trabalho visa a abordar algumas estratégias de persuasão do discurso publicitário. Da perspectiva de sua relação com o jornalismo, principalmente com o fotojornalismo, a publicidade tenta se estabelecer sobre estratégias de fazer parecer verdadeiro e de suposta evidência das qualidades do produto, o que Floch designa como publicidade referencial. Tais estratégias amparam-se em dispositivos de ordem figurativa e plástica, convocados a fazer sentir os discursos mais do que a compreendê-los racionalmente, com vistas, portanto, a uma eficácia comunicativa sobre o público-alvo a ser atingido. A partir daí, e na esteira de Muniz Sodré, é que se fala, nopresente texto, em estratégias sensíveis dos discursos publicitários, tendo como foco a análise das articulações
de texto e imagem presentes nos exemplos de publicidade selecionados para a constituição do corpus.
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