Competências e barreiras na utilização da prática baseada em evidências por profissionais de saúde primária

Skills and barriers in the use of the Evidence Based Practice by Primary Healthcare Professionals

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2024.v12.n1.8061

Palavras-chave:

Prática Clínica baseada em evidências, Raciocínio clínico, Ciência, Modelos de Assistência à Saúde

Resumo

Introdução: Os profissionais de saúde precisam fornecer tratamentos seguros e eficazes e a Prática Baseada em Evidências (PBE) é uma alternativa para a atuação com maior responsabilidade e assertividade. Apesar das vantagens proporcionadas por esse método, seu uso é incipiente entre profissionais de saúde no Brasil. Objetivo: Avaliar o conhecimento de profissionais de saúde da atenção básica sobre a PBE e identificar as principais barreiras que impedem sua adoção. Metodologia: Foram convidados para a pesquisa profissionais de saúde que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de um município de Minas Gerais. O conhecimento acerca da PBE foi avaliado pelo questionário QECPBE-20 e as principais barreiras foram avaliadas por formulário estruturado. A estatística foi descritiva e o teste de Shapiro-Wilk foi utilizado para avaliar a distribuição das variáveis contínuas. Resultados: Onze profissionais participaram do estudo. No QECPBE, os profissionais obtiveram um score de 3,89±1,79 nas “Práticas do dia a dia” e 4,23±1,35 em “Conhecimentos, Competências e habilidades”. No domínio “Atitudes”, a mediana dos escores foi de 6,00 (5,00-7,00). Conclusão: As barreiras mais indicadas pelos profissionais foram a falta de tempo (72,7%), dificuldade em analisar a qualidade metodológica (54,5%) e ler em línguas estrangeiras (45,5%). Além disso, conhecem o modelo, têm atitudes positivas acerca da PBE, mas possuem competências medianas e pouco a utilizam no dia a dia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Augusto Teixeira dos Santos , Centro Universitário de Formiga

Fisioterapeuta graduado pelo Centro Universitário de Formiga (2021). Pós-graduando em fisioterapia traumato-ortopédica e desportiva pelo UNIFENAS - Divinópolis.

Thaiane Paula Lima Henrique, Centro Universitário de Formiga

Fisioterapeuta graduada pelo Centro Universitário de Formiga (2023). 

Andrei Pereira Pernambuco , Centro Universitário de Formiga

Fisioterapeuta. Pós-doutorado em Biologia Celular pelo Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG - 2015). Professor e pesquisador do Centro Universitário de Formiga.

Downloads

Publicado

2024-07-20

Como Citar

TEIXEIRA DOS SANTOS , M. A.; PAULA LIMA HENRIQUE, T.; PEREIRA PERNAMBUCO , A. Competências e barreiras na utilização da prática baseada em evidências por profissionais de saúde primária : Skills and barriers in the use of the Evidence Based Practice by Primary Healthcare Professionals. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 12, n. 1, p. 12–24, 2024. DOI: 10.22298/rfs.2024.v12.n1.8061. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/8061. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos