Reconstrução do cuidado em tuberculose: relato de experiência do PET-Saúde

Reconstruction of tuberculosis care: report of experience of PET-Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2023.v11.n1.7822

Palavras-chave:

Tuberculose, Monitoramento Epidemiológico, Estratégias de Saúde Nacionais, Gestão em Saúde, Sistema Único de Saúde

Resumo

Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), proposto pelos Ministérios da Saúde e da Educação, busca qualificar a integração do ensino em saúde com a realidade dos serviços de saúde, e esta foi a primeira vez que a Universidade do Vale do Rio dos Sinos foi contemplada, propondo o fortalecimento do processo de reconstrução do cuidado à tuberculose em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre. Objetivo: Relatar as vivências e experiências acerca das ações de monitoramento dos indivíduos com tuberculose, através do olhar das petianas. Método: Este estudo é um relato de caso da edição 2022-2023 do PET-Saúde. O programa teve como principais etapas o mapeamento, o monitoramento e a busca ativa dos indivíduos com tuberculose - e seus contatos - vinculados às Unidades de Saúde adscritas na Coordenadoria Norte de Saúde (CNS) da SMS de Porto Alegre. Resultados: Esta parceria viabilizou a inserção e a elaboração de estratégias para o controle de 320 casos ativos de tuberculose e de abandonos, bem como a investigação de contatos de indivíduos com tuberculose, no intuito de reduzir os altos índices de transmissão da doença. Também oportunizou o desenvolvimento de competências para a gestão do cuidado em rede, como preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), aproximando o conhecimento acadêmico da prática multidisciplinar e interprofissional. Considerações finais: Essa edição do programa fortaleceu o trabalho dinâmico de monitoramento do cuidado em tuberculose na rede de Atenção Primária à Saúde (APS), sistematizado e articulado com outros grupos de apoio para incorporar a educação permanente em saúde em tuberculose para as equipes da APS.

Biografia do Autor

Letícia Quarti Soares, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre

Psicóloga. Especialista em Gestão do tratamento de usuário de álcool e outras drogas. Especialista em Micropolítica do Trabalho e Educação em Saúde. Mestre em Educação. Acessora da Equipe de Atenção Hospitalar da Diretoria de Atenção Hospitalar e em Urgências da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. 

Aline Caldeira Medronha, Prefeitura Municipal de Porto ALegre

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família. Atua no Serviço de Atendimento Especializado em Tuberculose, IST, HIV/AIDS na Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Georgia Peracchi Garcia, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Acadêmica do Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, Campus Porto Alegre

Taizi Meireles Batista, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Acadêmica do Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, Campus Porto Alegre

Giovana Pizzoni Mendez, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, Campus Porto Alegre

Mariana de Macedo Torves, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Acadêmica do Curso de Medicina da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, Campus São Leopoldo

Luci Lourenço Paim, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Acadêmica do Curso de Nutrição da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, Campus Porto Alegre

Alana Machado Guimaraes , Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, Campus Porto Alegre

Veronica Barbosa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Acadêmica na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, Campus Porto Alegre

Rosangela da Silva Almeida, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Assistente social. Mestre e Doutora em Serviço Social. Professora do Curso de Graduação e de Especialização em Serviço Social e da Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde Mental na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, Campus Porto Alegre e São Leopoldo

Alessandra Bombarda Müller, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Fisioterapeuta. Especialista em Cinesiologia e Saúde da Família. Mestre e Doutora em Ciências do Movimento Humano. Professora do Curso de Graduação em Fisioterapia e da Residência Multiprofissional em Atenção Básica na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, Campus Porto Alegre e São Leopoldo

Downloads

Publicado

2024-01-14

Como Citar

QUARTI SOARES, L.; CALDEIRA MEDRONHA, A.; PERACCHI GARCIA, G.; MEIRELES BATISTA, T.; PIZZONI MENDEZ, G.; DE MACEDO TORVES, M.; LOURENÇO PAIM, L.; MACHADO GUIMARAES , A.; BARBOSA, V.; DA SILVA ALMEIDA, R.; MÜLLER, A. B. Reconstrução do cuidado em tuberculose: relato de experiência do PET-Saúde: Reconstruction of tuberculosis care: report of experience of PET-Saúde. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 11, n. 1, p. 97–111, 2024. DOI: 10.22298/rfs.2023.v11.n1.7822. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/7822. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos