Instrumentos de triagem odontológica para idosos institucionalizados: uma revisão de escopo

Dental screening instruments for institutionalized old people: a scope review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2023.v11.n1.7702

Palavras-chave:

Programas de Triagem, Odontologia Geriátrica, Saúde Bucal, Instituição de Longa Permanência para Idosos

Resumo

Introdução: O envelhecimento populacional é uma realidade e a institucionalização de idosos é uma prática comum. A condição de saúde bucal dos idosos institucionalizados é precária por inúmeros motivos, com muitas necessidades de tratamento e dificuldade de acesso. A grande demanda e a reduzida capacidade de atendimento justificam o uso de instrumentos de triagem odontológica para classificação de risco. Objetivo: Identificar os instrumentos de triagem odontológica utilizados para priorizar o atendimento odontológico de idosos institucionalizados presentes na literatura. Metodologia: Revisão de escopo conduzida, utilizando a extensão do checklist PRISMA-ScR, nas seguintes bases de dados: MEDLINE via Pubmed, Scopus, Embase, Web of Science. Incluíram-se estudos que responderam à pergunta de pesquisa publicados nos últimos 20 anos. Excluíram-se artigos que apresentaram instrumentos de avaliação sem triagem e revisões de literatura. Resultados: Após a remoção das duplicatas, exclusão por títulos, resumos e leitura de textos completos, restaram 10 artigos. Os textos analisados, publicados entre os anos de 2005 e 2023, são provenientes de 9 países e apresentaram um total de 6 instrumentos de triagem para uso em idosos institucionalizados, tendo o Oral Health Assessment Tool (OHAT) presente em 6 dos 10 artigos. Conclusão: Após análise da literatura, pode-se observar que o OHAT é o instrumento mais adequado para triagem odontológica de idosos institucionalizado, principalmente por não depender da função cognitiva e cooperação do paciente, ser simples e aplicável por cuidadores ou outros profissionais da saúde.

Biografia do Autor

Helena Pereira Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Saúde da Família e Comunidades pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente está cursando o doutorado em Saúde Bucal Coletiva na Universidade Federal de Pelotas e atua na docência pela Universidade Luterana do Brasil. 

Luciana Rodrigues Perrone, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em odontologia pela Universidade Federal Fluminense, especialista em prótese dentária pela Universidade Federal Fluminense e mestre em epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente, está cursando o doutorado em epidemiologia na Universidade Federal de Pelotas.

Gabriel Schmitt da Cruz , Universidade Federal de Pelotas

Graduado em odontologia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é residente na Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública de Florianópolis/SC.

Luiza Souza Schmidt , Universidade Federal de Pelotas

Discente do curso de Odontologia pela Universidade Federal de Pelotas.

Felipe Barbosa Pereira, Universidade Federal de Pelotas

Discente do curso de Odontologia pela Universidade Federal de Pelotas.

Eduardo Dickie de Castilhos, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em odontogeriatria pelo Conselho Federal de Odontologia, Mestre em Saúde Bucal Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. 

Downloads

Publicado

2023-09-23

Como Citar

PEREIRA RODRIGUES DA SILVA, H.; PERRONE, L. R.; SCHMITT DA CRUZ , G.; SOUZA SCHMIDT , L.; PEREIRA, F. B.; DICKIE DE CASTILHOS, E. Instrumentos de triagem odontológica para idosos institucionalizados: uma revisão de escopo : Dental screening instruments for institutionalized old people: a scope review. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 11, n. 1, p. 23–39, 2023. DOI: 10.22298/rfs.2023.v11.n1.7702. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/7702. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos