A fisioterapia aquática utilizada no tratamento de pessoas com doença de Parkinson: uma revisão integrativa

The aquatic physiotherapy used to treat people with parkinson’s disease: an integrative review

Autores

  • Deividy Tabaczinski dos Santos Universidade Comunitária da Região do Chapecó (UNOCHAPECÓ)
  • Michele Minozzo dos Anjos Universidade Comunitária da Região do Chapecó (UNOCHAPECÓ)
  • Lilian Marin Lunelli Universidade Comunitária da Região do Chapecó (UNOCHAPECÓ)
  • Aline Martinelli Piccinini Universidade Comunitária da Região do Chapecó (UNOCHAPECÓ)

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2021.v9.n1.5962

Palavras-chave:

Doença de Parkinson. Hidroterapia. Exercício Físico. Ensaio Clínico Controlado Randomizado.

Resumo

Introdução: A Doença de Parkinson é degenerativa, progressiva e acomete o sistema nervoso central com diminuição da dopamina, levando a modificações musculoesqueléticas, alterações neurocomportamentais bem como comprometimento cardiorrespiratório. Objetivo: Apresentar uma revisão integrativa da literatura sobre as estratégias aquáticas utilizadas para o tratamento de pessoas com a doença de Parkinson. Metodologia: As buscas foram realizadas nas bases de dados Pubmed, Lilacs, Scopus, Science Direct e Web of Science no mês de junho de 2020. Os critérios de inclusão foram ensaios clínicos controlados randomizados com abordagem quantitativa de estratégias de terapia aquática para o Parkinson. Foram incluídos para análise artigos publicados de 1950 a junho de 2019. Os dados coletados foram analisados de acordo com o conteúdo, categorizando as informações e correlacionando com o objetivo da presente revisão integrativa. Resultados: Haviam 3.790 artigos, dos  quais 701 foram excluídos por estarem duplicados e 3079 por não abordarem os objetivos propostos. Ao final, 10 artigos foram selecionados, destes, três utilizaram como método de treinamento o Ai Chi, três os exercícios aeróbicos para melhora das capacidades físicas em geral, dois a hidroterapia com exercícios de força para melhoria do equilíbrio e marcha, um os exercícios aquáticos de dupla tarefa e por fim, um utilizou a terapia aquática com obstáculos. Considerações finais: Este estudo, ao dissertar sobre as estratégias aquáticas utilizadas para o tratamento da doença de Parkinson, ampliou a compreensão sobre os tratamentos não-medicamentosos para a patologia e dá suporte para a atuação no campo prático para profissionais da saúde.

Biografia do Autor

Deividy Tabaczinski dos Santos, Universidade Comunitária da Região do Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Acadêmico do curso de Fisioterapia da Universidade Comunitária da Região do Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Michele Minozzo dos Anjos, Universidade Comunitária da Região do Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Fisioterapeuta. Mestre em Biociências e Reabilitação (IPA). Docente do Curso de Fisioterapia – Universidade Comunitária da Região do Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Lilian Marin Lunelli, Universidade Comunitária da Região do Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos - CBES. Especialista em Acupuntura pelo Centro Integrado de Estudos e Pesquisa do Homem - CIEPH. Graduada em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Docente pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Experiência na área de Envelhecimento Humano, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Vascular. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa de Envelhecimento Humano - Unochapecó.

Aline Martinelli Piccinini, Universidade Comunitária da Região do Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Fisioterapeuta. Mestre em Ciências do Movimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Docência Universitária (UTN) Professora do Curso de Fisioterapia da Universidade Comunitária da Região do Chapecó (UNOCHAPECÓ). Pesquisador do Grupo de Pesquisa VITA//UNOCHAPECÓ/CNPq.

Downloads

Publicado

2021-05-17

Como Citar

SANTOS, D. T. dos .; ANJOS, M. M. dos; LUNELLI, L. M. .; PICCININI, A. M. A fisioterapia aquática utilizada no tratamento de pessoas com doença de Parkinson: uma revisão integrativa: The aquatic physiotherapy used to treat people with parkinson’s disease: an integrative review. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 9, n. 1, p. 43–57, 2021. DOI: 10.22298/rfs.2021.v9.n1.5962. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/5962. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos