A constituição brasileira de 1988 e seus princípios estruturantes

Autores

  • Gilmar Antonio Bedin Unijuí
  • Joicemar van Der Sand

DOI:

https://doi.org/10.46699/rduno.v2i3.5183

Resumo

A Constituição de 1988 possui muitas características específicas. O mais importante é que a mesma é uma constituição cidadã. Essa condição é garantida por vários pressupostos específicos. Um desses pressupostos são os princípios estruturantes acolhidos pelo texto constitucional e que fundamentam atualmente toda a estrutura da ordem jurídica brasileira em vigor. Nesse sentido, são fundamentais os princípios da república, o princípio da federação, o princípio da divisão dos poderes e o princípio do Estado Democrático de Direito. O objetivo do texto é apresentar os referidos princípios e seus contornos institucionais. O método de pesquisa utilizado na elaboração do trabalho foi o hipotético-dedutivo e a técnica de pesquisa utilizada foi a da pesquisa bibliográfica.  

Biografia do Autor

Gilmar Antonio Bedin, Unijuí

Doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI - Santo Ângelo).

Joicemar van Der Sand

Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI – Santo Ângelo). Advogado.

Referências

ATALIBA, Geraldo. República e Constituição. 2ª ed. São Paulo: Malheiros, 2004.

BEDIN, Gilmar Antonio. Estado de direito: tema complexo, dimensões essenciais e conceito. Direito em Debate. Ijuí, ano XXII, n. 39, p. 144-152, jan-jun. 2013.

BERTI. Flávio Azambuja. Direito Tributário e Princípio Federativo. São Paulo: Quartier Latin, 2007.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional. 5ª ed. São Paulo: Almedina, 2003.

CARRAZZA, Antônio Roque. Curso de direito tributário. 27 ed. São Paulo: Malheiros, 2011.

COMPARATO, Fábio Konder. O desafio de construir um novo poder. Disponível em: . Acesso em: 27 jan. 2019.

CUNHA JÚNIOR, Dirley da. Curso de Direito Constitucional. 4ª ed. Salvador: JusPodivm, 2010.

LAFER, Celso. O significado de república. Estudos históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 4, p. 214-224, 1989.

MONTESQUIEU, Charles de Secondat Baron de. O Espírito das Leis. Introdução, trad. e notas de Pedro Vieira Mota. 7ª ed. São Paulo, Saraiva: 2000.

RIBEIRO, Renato Janine. A República. 2ª ed. São Paulo: Publifolha, 2008.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 37 ed. rev. e atual até EC nº 76/2013. São Paulo: Malheiros, 2014.

Downloads

Publicado

2020-05-25

Edição

Seção

Artigos