O PDI é um instrumento que descreve os objetivos de longo prazo de uma instituição de ensino superior, estabelecidos por meio de um planejamento que aponta as medidas necessárias para o alcance das metas, num prazo de 5 anos.

 



ATORES

Participam da elaboração desse documento a comunidade acadêmica e a comunidade externa, uma vez que a atuação da IES ultrapassa os limites institucionais e modifica a realidade da região em que está inserida.



DIFERENCIAÇÕES

O PDI traz definições institucionais inerentes à filosofia de trabalho, à missão, às diretrizes pedagógicas, à estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou pretende desenvolver.




JUSTIFICATIVA

Considerando que o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, é elaborado para um período de cinco anos, fez-se necessário a construção de um novo documento, que norteará as ações da Unochapecó de 2023 a 2027.



O PDI DA UNO


O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), além de preservar a missão e a visão da instituição, estabelecendo linhas de conduta e ação coerentes com os princípios organizacionais próprios das IES, permite o resgate e a manutenção dos propósitos basilares da Unochapecó.

Devido à relevância, o PDI foi elaborado pela comunidade interna e externa, composta por membros da gestão, corpo docente e discente, coordenadores e técnicos-administrativos, a fim de consolidar

as Políticas de Ensino, Pesquisa, Extensão, Gestão Acadêmica, Gestão Institucional e Avaliação Institucional apresentadas no Projeto Pedagógico Institucional (PPI). O texto considerou os desafios e as novas demandas que se apresentam às IES, e particularmente à Unochapecó.


METODOLOGIA

A elaboração de um Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para ser efetiva, deve envolver os diversos setores e categorias que compõem a comunidade acadêmica, bem como representantes da comunidade externa, para que os objetivos sejam estabelecidos com base no bem comum. Assim foi desenvolvida uma metodologia que propõe três etapas principais, descritas a seguir:

  1. Preparação: Programação das atividades e organização dos materiais/documentos necessários para a criação do PDI. Definição da estratégia de elaboração do documento, estabelecimento do cronograma de atividades e determinação dos Eixos temáticos;
  2. Elaboração: Disponibilização de questionário para a comunidade acadêmica contribuir com o documento, bem como, em paralelo, revisão e elaboração do documento pelas Diretorias responsáveis. Consolidação do Planejamento Estratégico da Unochapecó para o quinquênio do PDI, definição das metas e indicadores alinhados com os eixos temáticos e as projeções financeiras. Todo esse conteúdo forma a versão prévia do Plano de Desenvolvimento Institucional da Unochapecó 2023/2027;
  3. Finalização: Revisão do documento pela comissão sistematizadora, aprovação pelas instâncias internas da Unochapecó e publicação do documento.

Para a construção do PDI foram observados os seguintes itens: missão, visão, princípios, objetivos estratégicos e as dimensões do Sinaes:


Norteadores institucionais


Missão

Produzir e difundir conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento regional sustentável e a formação profissional cidadã.

Visão

Ser referência como universidade comunitária, democrática, inovadora, empreendedora e internacionalizada, reconhecida pela sua qualidade acadêmica no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, produzindo soluções transformadoras com a sociedade.

Princípios

a. Formação profissional para a cidadania;
b. Gestão democrática, transparente e eficiente;
c. Compromisso com o desenvolvimento regional;
d. Indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão;
e. Garantia de meios de acesso e permanência de acadêmicos na Unochapecó;
f. Regionalismo;
g. Autonomia;
h. Interdisciplinaridade;
i. Avaliação institucional permanente e promotora de melhorias institucionais;
j. Sustentabilidade.

Valores

a.    Ética;

b.    Transparência;

c.    Equidade;

d.    Prestação de Contas;

e.    Conformidade;

f.    Respeito à diversidade cultural;

g.    Pluralidade;

h.    Integridade.


Dimensões do Sinaes


De acordo com a lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004, a avaliação das instituições de educação superior terá por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais, dentre elas obrigatoriamente as seguintes:

1. Missão e PDI

Missão, objetivos e metas da instituição em sua área de atuação e histórico de implantação e desenvolvimento.

2. Política para ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão

Projeto pedagógico da instituição que apresenta as políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão e a organização didático-pedagógica da instituição.

3. Responsabilidade Social da IES

Contribuição à inclusão social e ao desenvolvimento econômico e social da região.

4. Comunicação com a sociedade

Posicionar, promover ou divulgar, esclarecer sobre cursos oferecidos, diferenciais, realizações, atividades desenvolvidas, etc.

5. As políticas de pessoal, carreiras do corpo docente e de técnico-administrativo

Perfil do corpo docente e de tutores de educação a distância, com indicação dos requisitos de titulação, da experiência no magistério superior e da experiência profissional não acadêmica, dos critérios de seleção e contratação, da existência de plano de carreira, do regime de trabalho, dos procedimentos para substituição eventual dos professores do quadro e da incorporação de professores com comprovada experiência

6. Organização de gestão da IES

Organização administrativa da instituição e políticas de gestão, com identificação das formas de participação dos professores, tutores e estudantes nos órgãos colegiados responsáveis pela condução dos assuntos acadêmicos

7. Infraestrutura física

Infraestrutura física e instalações acadêmicas, especialmente da biblioteca e laboratórios.

8. Planejamento de avaliação

Projeto de avaliação e acompanhamento das atividades acadêmicas relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão, planejamento e gestão, forma de participação da comunidade acadêmica e utilização dos resultados das avaliações.

9. Políticas de atendimento aos estudantes

Formas de acesso, programas de apoio e permanência, organização estudantil e acompanhamento dos egressos.

10. Sustentabilidade financeira
Demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeira.

Comissão de sistematização


Composta pelo Diretor de Planejamento e Controle, Procuradora Institucional, Diretor de Ensino, Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu e representante dos Técnico-administrativos. Os membros da comissão sistematizadora foram nomeados por meio da PORTARIA Nº 102/REITORIA/2022.

Atividades coordenadas pela Diretoria de Planejamento e Controle em conjunto com todas as Diretorias bem como a Reitoria.

A redação final do PDI é deliberada pela Reitoria, responsável também por encaminhar o documento para aprovação nas instâncias superiores.

Atribuições da Comissão de Sistematização

I – Sistematização dos trabalhos realizados pelas demais comissões;

II – Apreciação, elaboração e alteração do documento base do PDI;

III – Encaminhamento das sugestões levantadas para as Comissões e Reitoria;

IV – Apreciação da permanência das sugestões levantadas pela comunidade acadêmica;

V – Elaboração e entrega do documento final do PDI para a Reitoria.


Eixos Temáticos


O documento considera sete eixos temáticos, abaixo a descrição de cada um deles:

Perfil Institucional

Este eixo contempla o histórico da Unochapecó, sua missão, visão, princípios e objetivos estratégicos, as áreas de atuação e a inserção regional da instituição.

Projeto Pedagógico Institucional

O Projeto Pedagógico Institucional abrange as políticas de ensino da graduação presencial e EAD, pós- graduação lato e stricto sensu, política de pesquisa e extensão, iniciação científica, internacionalização, inovação e responsabilidade social.

Implantação de novos cursos

Descrição da metodologia de estudo, desenvolvimento e implantação de novos cursos dos diferentes níveis na Unochapecó.

Organização administrativa e acadêmica

Considera a organização administrativa da Unochapecó, comunicação com a sociedade, gestão de pessoal docente, técnico e tutores.

Infraestrutura

Descreve a infraestrutura das salas de aula, salas de professores, auditórios, espaços de atendimento, espaços de convivência e de alimentação, biblioteca, tecnologia da informação e comunicação, laboratórios, polos EAD e cronograma de expansão.

Aspectos financeiros e orçamentários

Neste item são abordados assuntos referentes a sustentabilidade financeira da instituição bem como políticas para alocação de recursos e plano de investimento institucional.

Autoavaliação institucional

Esse eixo temático discute a avaliação institucional pelo olhar da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e analisa o programa de autoavaliação no que se refere a metodologia, dimensões, instrumentos utilizados, forma de participação da comunidade acadêmica e a utilização dos resultados obtidos.


PDI 2019-2023 (Vigente)

Investido em um processo de construção compartilhada por toda a comunidade acadêmica, eis que se apresenta o Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023, fruto de debates, atividades dotadas de metodologias criativas, e dosada de discussões necessárias entre os pares, para transformar em planos, ações e metas o planejamento da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) para os próximos cinco anos.

Visualize o PDI 2019-2023 abaixo ou faça o o download do documento clicando aqui.

SUGESTÕES

PDI da Uno