Rede Walmart passa a emitir Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica

A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e o Walmart Brasil emitiram, nesta quarta-feira (26), a primeira Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) de uma rede de supermercados no país. Com o novo sistema, as informações fiscais vão direto para a Sefaz e o cliente pode receber o documento fiscal por e-mail ou acessando o site da Fazenda, dispensando o papel.

“É mais um serviço que disponibilizamos para as empresas. Vai trazer economia e racionalização de processos”, disse o secretário da Fazenda, Odir Tonollier, durante evento na sede do Maxxi Atacado, em Porto Alegre. De acordo com ele, a Sefaz começou a implantar o sistema pelas grandes redes para dar maior visibilidade e servir de estímulos aos demais comerciantes. “Trata-se de um processo contínuo que, junto com a Nota Fiscal Gaúcha, vai se transformar em uma onda. Quem não emitir nota fiscal vai acabar sendo ‘visado’ como sonegador pelo próprio consumidor”, acrescentou o titular da Fazenda.

Para o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, o fisco gaúcho sai novamente na frente ao permitir a utilização da NFC-e nas operações de venda a varejo, possibilitando aos comerciantes a modernização e a redução de custos, além de diminuir também a sonegação fiscal. “É um processo mais simples. Permite que, no momento da emissão da nota, ela já seja autorizada em tempo real com a Fazenda. Para a empresa, significa redução de custos, e, para o Estado, maior controle”, afirmou.

Simplificação
O diretor de relações institucionais do Walmart Brasil, Carlos Ely, salienta que a empresa adotou parceria com a Secretaria da Fazenda desde o início do projeto. Ele destaca que a simplificação dos processos fiscais é uma das principais reivindicações do comércio brasileiro. “A gente acredita muito, por diversas razões. Primeiro, você acaba com a informalidade porque é um cupom instantâneo. Segundo, ele te dá mais velocidade nas transações, pois elas são online. E isso é muito do que a gente reivindica hoje: um mecanismo que dê mais velocidade à operação fiscal, mais agilidade”, disse.

Eduardo Cidade, gerente de Relações Institucionais do grupo no Rio Grande do Sul, acredita que a modernização dos processos fiscais vai auxiliar também o consumidor: “Essas inovações trazem ganho para a sociedade. No caso do consumidor, ele não precisará mais juntar papel, ele recebe as informações em tempo real, como ocorre, por exemplo, nas transações bancárias”, refletiu.

De acordo com Cidade, assim que o projeto piloto da loja Maxxi Atacados da Assis Brasil for finalizado, será implantado nas outras 11 lojas do Estado. Após, o grupo Walmart deverá seguir o mesmo caminho.

A emissão da NFE pelo setor varejista nas vendas ao consumidor final substitui a utilização de equipamento dedicado exclusivamente a esse fim. Ao fazer uma compra, o consumidor receberá uma nota fiscal eletrônica, contendo chave de acesso com dígitos, a qual pode ser consultada no site da Sefaz.

Fonte: http://www.rs.gov.br/noticias/1/113260/Rede-Walmart-passa-a-emitir-Nota-Fiscal-de-Consumidor-Eletronica
Texto: Tamara Hauck e Luciane Franco
Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.