O Grande Código da Literatura: A Influência da Bíblia na Arte e na Cultura Contemporânea

O Grande Código da Literatura: A Influência da Bíblia na Arte e na Cultura Contemporânea

Texto: Nathalia Branco e Max Vitor da Silva

Na noite desta sexta-feira (26), o escritor Vilker Martins apresentou a palestra ‘O Grande Código da Literatura’. A ideia principal abordada foi a relação entre a Bíblia Sagrada e obras da atualidade. O autor menciona que autores como Clarice Lispector e até mesmo franquias de filmes como Matrix, buscaram inspiração no livro sagrado.

As ideias do crítico literário canadense, Northrop Frye, como conceitos de

linguagem, mito, tipologia e metáforas centrais bíblicas também foram pautas destacadas, principalmente a importância social das palavras e a inspiração que a literatura, especialmente a Bíblia, pode oferecer. Além disso, Martins ressalta a variedade de gêneros literários presentes na Bíblia, como os sacros, literários, sociais e históricos e a necessidade de estudá-los.

Ao discutir a Bíblia como um grande código da literatura, Martins enfatizou como ela influenciou escritores ao longo da história, mesmo aqueles que não compartilham suas crenças religiosas. Ele menciona exemplos de autores que escreveram histórias bíblicas, como Jorge Saramago.

A jornada do herói, um conceito popular na literatura e no cinema, tem suas raízes na história de Cristo, ilustrando como a Bíblia continua a inspirar diversas formas de arte, incluindo o cinema. “A grande Hollywood se apropriou para a criação de filmes. Não é um código maravilhoso. A galera usa até pra fazer obras, como Matrix. O Jesus contemporâneo do século 20.” completa Martins.

Mestre em Ciências e Especialista em Literatura Infantil e Juvenil, Vilker Martins encerrou seu diálogo na expectativa de que sua palestra possa abrir mentes e destacou a importância de eventos como a Feira do Livro para promover discussões significativas sobre literatura e cultura, “Uma palestra desse tema numa feira, como a Feira do Livro, a importância é grande e infinita. Porque, além de tratar um tema relevante de importância social, a gente vai tratar aqui a função social das palavras” finaliza o autor.

Créditos fotos: Nathalia Branco

2 Comentários

  1. muito interessante o texto desse pessoal quero ler mais desse pessoal.

    Responder
  2. muito bom👏👏👏

    Responder

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.