Texto: Emilly Bueno
Um dia cheio de atividades, palestras e contações de histórias. A Feira do Livro iniciou com muita diversão e conhecimento proporcionado aos visitantes. Já à noite, no teatro do Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes, ocorreu a palestra da Dra. Carolina Ponzi, com o tema: Da Medicina à Literatura: a trajetória de uma infectologista na pandemia de Covid-19. Ponzi discorreu sobre o seu primeiro livro: Sã e Salva.
A atividade faz parte do novo projeto da Feira, que visa aprofundar uma área por noite. Durante as quatro primeiras noites do evento, serão discutidas as seguintes temáticas: educação, negócios, inovação e, o tema da primeira noite, saúde. O coordenador da Feira do Livro, professor Odilon Luiz Poli conta que a ideia surgiu para contemplar todos os públicos. “Queremos oportunizar o contato com outras ideias, experiências e possibilidades que estão aí pelo mundo e que Chapecó e região merecem conhecer”, argumenta. Poli acrescenta ainda que a palestra agregou muito para o público, devido ao caso atípico da convidada.
O coordenador do programa de pós-graduação em Ciências da Saúde da Unochapecó, professor Clodoaldo Antônio de Sá, relembra que o planejamento da noite iniciou a partir de um convite. “Nosso Programa de Pós-Graduação tem uma tradição grande com organização de eventos na área da Saúde. Então a partir de um convite do professor Poli, pensamos em alguém que pudesse contribuir, de fato, para as discussões que estão acontecendo atualmente na área da saúde.”
A palestra abordou a perspectiva do momento difícil que foi a pandemia, do ponto de vista de um profissional de saúde. A Dra. Carolina Ponzi relata que o livro surgiu a partir de um questionamento: Qual era a última coisa que você lembrava de quando a vida ainda era normal?
“Minha psicóloga me orientou que escrever ia me fazer bem, então o segundo objetivo foi fazer uma catarse de tudo que eu vivi como pessoa, como médica, como familiar, durante esse período”, destaca. Ponzi conta que além de tudo o sentimento é de gratificação, porque pode dar voz para outras histórias além da própria. O livro escrito em 2022, foi lançado oficialmente em 2023, e agradou os críticos e o público pelos seus relatos comoventes.