Por Briann Ziarescki e Mirella Schuch
Investir em tecnologia para melhorar a segurança pública. Esta é uma das propostas defendidas pelo candidato ao governo do Estado de Santa Catarina, Mauro Mariani, do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Mariani cita por exemplo, a possibilidade de ampliar a parceria com o setor privado, no que se refere ao uso de câmeras de videomonitoramento para a segurança do estado.
O candidato que participou da série de entrevistas promovida pela Rádio Super Condá, em parceria com a Unochapecó, na manhã da última quarta-feira (05/09), destacou que o estado não produz armas nem drogas, ou seja, que elas entram de forma ilegal. O objetivo do candidato da coligação “Santa Catarina quer mais” (MDB, PSDB, PR, PPS, PTC, PTB, PRTB, PSDC e Avante), “é lacrar o estado”.
A entrevista, realizada na Sala dos Conselhos da universidade, contou com a presença de representantes da comunidade acadêmica e regional. Os convidados fizeram perguntas relacionadas ao plano de governo de Mauro Mariani sobre temas como: política do Estado em relação às instituições comunitárias; artigo 170, que diz respeito às verbas estaduais destinadas à bolsas de estudo; a infraestrutura do estado, e gestão de governo para o desenvolvimento econômico estatal.
Na entrevista, Mariani foi questionado sobre os investimentos com a recuperação da ponte Hercílio Luz, localizada na cidade de Florianópolis. Os gastos com a obra foram comparados com a obra de ampliação do Hospital Regional do Oeste de Chapecó, pois o custo da reforma da ponte equivale a seis vezes o valor investido na atual ampliação dos leitos do hospital, que é de 50%. O candidato respondeu que, em relação à questão técnica, se investiu na ponte e, atualmente, ela está praticamente pronta, portanto é viável concluí-la. Mariani citou ainda que a ponte deve ser utilizada para melhorar o transporte coletivo da grande Florianópolis, além de levar em conta o ponto de vista cultural.
Sobre a saúde, o candidato frisou ainda que o problema em Santa Catarina reside na ineficiência hospitais administrados pelo governo do estado.
Sobre Mauro Mariani
O candidato do MDB ao governo do Estado nasceu na cidade de Bituruna, no Paraná. Formado em Gestão Pública, é empresário no ramo moveleiro. Foi prefeito de Rio Negrinho em 1996 e reeleito no ano de 2000. Mariani foi deputado estadual por um mandato e, em 2006, eleito para seu primeiro mandato como deputado federal. Atualmente, o candidato está em seu terceiro mandato na Câmara de Deputados, em Brasília. Mariani é presidente do partido Movimento Democrático Brasileiro desde de 2015.