Leonel Camasão pretende incentivar a participação popular

Leonel Camasão pretende incentivar a participação popular

Por Laura Fiori

No quinto dia da série de entrevistas realizada pela Rádio Super Condá, em parceria com a Unochapecó, esteve presente o candidato ao governo do Estado, Leonel Camasão (PSOL). Na manhã desta sexta-feira (31/08), Camasão comentou sobre propostas de gestão, entre elas: educação; gastos do Estado; desenvolvimento regional; reforma trabalhista e suas implicações na terceirização e nos concursos públicos; além da participação popular.

Leonel Camasão foi o quinto candidato ao governo do Estado a apresentar as propostas de gestão. Foto: Lucas Liston

A entrevista com o candidato da Coligação “Um caminho pra gente” (PSOL/PCB) ocorreu na Sala dos Conselhos da Unochapecó e contou com a presença de representantes da comunidade acadêmica e de entidades civis, que  participaram fazendo perguntas a Camasão.

Quando questionado sobre o desenvolvimento dos pequenos municípios, que sofrem com a insuficiência fiscal, o candidato apresentou a proposta da secretaria estadual das cidades, que criaria uma instância de mediação entre os municípios e o governo do Estado. A ideia é que sejam fornecidos profissionais para que os municípios consigam planejar seu desenvolvimento.

 

 

Outro ponto abordado pelo candidato foi sobre como superar as desigualdades de renda e de acesso aos serviços públicos. Camasão, explicou que só a geração de riquezas não garante sua distribuição. Ele destacou que tanto a infraestrutura quanto a oferta de ensino superior público são fatores essenciais para a geração de emprego e renda.

 

 

Sobre a educação, ainda, Leonel Camasão expôs que para cumprir as ações do plano de governo pretende cortar privilégios, como o recebimento de aposentadoria exercido por ex-governadores, a fim de que a verba seja destinada à educação e a outros setores do estado.

Leonel Camasão também destacou a participação política da população, um dos tópicos citados no plano de governo. A proposta foi questionada devido ao desinteresse da população frente a atual situação política do país. Para o candidato, é importante que a participação popular seja incentivada através da formação de plebiscitos e referendos, principalmente quando se trata de temas controversos na sociedade. Para ele, assumir o planejamento participativo é um caminho para o desenvolvimento do Estado.

Entrevista foi realizada em parceria da Rádio Super Condá com a Unochapecó. Foto: Laura Fiori

Sobre o candidato

Leonel Camasão é jornalista e iniciou sua trajetória nos movimentos sociais nas lutas pela democratização do transporte coletivo e pela redução das tarifas de ônibus, em Joinville. Em 2004, foi presidente do Diretório Central dos Estudantes. Ingressou no PSOL em 2008. Foi candidato a deputado federal em 2010. Em 2011, ingressou na direção do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, onde é dirigente até hoje. Em 2012, concorreu à Prefeitura de Joinville. Camasão foi eleito presidente estadual do PSOL em 2013. Foi um dos candidatos a deputado estadual mais votados do PSOL, em 2014. Atualmente, é presidente do PSOL de Florianópolis.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.