Katia Brembatti realiza oficina de Jornalismo de Dados e LAI no quarto dia da Semana Acadêmica de Jornalismo

Por Ionara Virmes

A Semana Acadêmica ​​’Perspectivas do Jornalismo em um mundo de convergência: o que podemos aprender com os novos formatos’ continua. E nesta quinta-feira (23/09) a programação contou com a professora Katia Brembatti, da Universidade Positivo de Curitiba, realizando a Oficina 3 do dia, sobre Jornalismo de Dados e LAI.

Katia tem formação em Comunicação Social (Jornalismo), é repórter freelancer, com experiência no jornalismo investigativo, cobertura de temas ambientais, jurídicos, de infraestrutura, segurança de dados e combate à corrupção. E utilizou de sua bagagem profissional para orientar a oficina, apresentando reportagens feitas para diversos meios de comunicação, trabalhos feitos em parceria de seus alunos e orientações para a utilização da Lei de Acesso à Informação (LAI).

A LAI, além de um direito público, é uma grande ferramenta de auxílio para jornalistas, sejam eles iniciantes na área ou não. Para o encerramento da noite, Brembatti, após um breve bate-papo com os participantes, apontou quais órgãos públicos poderiam ser úteis para os temas propostos e contribuiu com a construção de pedidos utilizando a lei.