Geórgia Santos e Tércio Saccol tratam sobre podcast na Semana Acadêmica de Jornalismo

Geórgia Santos e Tércio Saccol tratam sobre podcast na  Semana Acadêmica de Jornalismo

Por Chris Marin

A Semana Acadêmica do curso de Jornalismo tem apresentado debates e aprendizado aos estudantes e egressos em diversas áreas. Uma delas é a sonora que esteve presente, por exemplo, na oficina 1 desta quarta-feira (22), com o tema “Produção de Roteiro para Podcast”. A atividade foi mediada pela professora do curso de Jornalismo da Unochapecó, Dafne Reis Pedroso Da Silva.

A oficina foi ministrada por Geórgia Santos, doutora em Ciências Sociais, jornalista e cientista política, editora-executiva, colunista, repórter e podcaster do portal Vós. Além disso, também contou com a presença de Tércio Saccol, jornalista e professor, mestre em Comunicação Social, especializado em jornalismo econômico, gestão e marketing. No portal Vós, contribui com textos, análises, críticas, podcasts e pautas.

Após a apresentação dos jornalistas sobre suas carreiras e especializações, eles abordaram sobre a prática do podcast em si, suas especificidades, formatos e exemplos de produções nacionais e internacionais, para apresentar o tema. Com isso, junto às perguntas dos participantes, os oficineiros explicaram a trajetória de criação e produção do portal Vós, Jornalismo independente feito pelo desejo de abordar assuntos com profundidade, prática que não era permitida pelo Hard News.

Já na segunda metade da oficina, foram discutidas as características do roteiro, desde o seu planejamento até a prática em uma produção de podcast. Entre os subtemas abordados, a temática e o formato se destacam como essenciais na produção do roteiro. O primeiro aspecto discutido pelos jornalistas foi a temática, que dita o tema principal, norte da produção, e que requer o alinhamento do impacto, relevância e capacidade de gerar conhecimento aos ouvintes. Outro fator abordado foi sobre os formatos, dividido na oficina entre bate-papo, entrevista, informativo e narrativo, todos com diferentes exemplos de produções realizadas pelos oficineiros e por outros jornalistas.