A sustentabilidade consiste em atender as necessidades da sociedade sem comprometer os recursos das futuras gerações. Devido ao aumento excessivo da poluição e a ebulição global, o “ser sustentável” tem sido uma das preocupações primordiais de empresários e gestores. Essa preocupação mobiliza instituições e funcionários a se dedicarem aos cuidados com o meio ambiente.
Reciclar é uma das principais formas de sustentabilidade. Na Efapi 2023 foi desenvolvido um sistema de reciclagem eficaz. A fórmula consiste em cada setor e estande fazer a separação correta de seus lixos, descartando os resíduos orgânicos em sacos pretos e os recicláveis em sacos azuis e verdes. A gerente de resíduos da prefeitura, Graciela Heckler, comenta sobre a importância desse formato de trabalho coletivo: “Uma das maiores dificuldades dos nossos catadores é a triagem de materiais recicláveis e orgânicos. Para a feira, fizemos uma capacitação de dois dias para todos os expositores e colaboradores para que eles soubessem essa diferença”.
Em quatro dias de evento, já foram coletadas duas toneladas de latinhas, que é o material mais valioso entre os recicláveis no mercado nacional. Toda a mobilização é com viés sustentável, pois beneficia famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas no CadÚnico. Três associações de reciclagem se dispuseram a realizar a separação do lixo durante a feira: Na Rota da Reciclagem, Líder e São Pedro. Foram escaladas 11 pessoas para desempenhar esse papel em turnos alternados.
Uma das trabalhadoras da Na Rota da Reciclagem, Eunice Gerniftcü, explica como é feita a escolha dos materiais recicláveis. “Nós colocamos na mesa e separamos por tipo de material: pet, papelão, misto e cristal. O que é orgânico vai para a caixa da TOS e eventualmente para o aterro.”
Exposição sustentável
Em edições passadas, os participantes montaram seus espaços com uma estrutura descartável, em formato menos econômico. Em 2023, há um triturador de móveis disponível para realizar o descarte ideal no fim da expofeira. A matéria-prima do resíduo é utilizada nas caldeiras e posteriormente são fabricadas casinhas para cachorros. Contudo, há também no grupo dos expositores da Efapi as instituições que irão realocar seus estandes visando a sustentabilidade. É o caso da Unochapecó.
O Diretor de Marketing da Unochapecó, Cristiano Cella, explica: “De forma cocriativa, o projeto foi desenvolvido de forma que após a feira toda a estrutura seja reutilizada no campus da Unochapecó”. Essa iniciativa reflete o compromisso da universidade com a inovação e o desenvolvimento sustentável.
Texto: Kenson Koskur e Samara Vitoria Baldoino
Fotos: Deisiana Damarat