Nestes 25 anos de existência, o curso de Jornalismo da Unochapecó esteve presente em diversas edições da Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial (Efapi). A participação ocorre na produção de conteúdo, seja impresso, de assessoria, sonoro ou audiovisual. Ao longo das edições, dezenas de estudantes tiveram a oportunidade de experienciar a prática jornalística.
Nesta reportagem vamos destacar algumas dessas edições e as práticas desenvolvidas. Um exemplo disso é o jornal laboratório Passe a Folha. Produto midiático histórico do curso, já na sua 2ª edição, em outubro de 1999, traz uma cobertura da Efapi. Nela, os estudantes produziram reportagens sobre a feira sob diversos pontos.
No ano de 2003, a ação novamente inseriu o curso na comunidade e trouxe experiências para os estudantes. Nessa edição, o curso participou com três especificidades: jornalismo impresso; radiojornalismo e telejornalismo. O objetivo foi informar a comunidade sobre a organização e realização da feira, auxiliar na orientação dos diferentes setores do evento, além de servir de laboratório para os futuros jornalistas.
A turma do 4o período fez uma edição do jornal laboratório Passe a Folha. A turma do 6o período foram responsáveis pela transmissão da Rádio Efapi. A rádio da feira toda foi produzida pelos estudantes e incluía na programação prestação de serviços, como orientação aos visitantes sobre horários e localização de pessoas.
Além disso, na edição de 2003, o curso organizou a TV Efapi, produzida pelos estudantes do 8º período. A emissora transmitiu programas noticiosos sobre a feira, propagados através de telões distribuídos pelo Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves.
O projeto de cobertura jornalística da Efapi é realizado pelo curso de Jornalismo desde 2003. Essa ação sempre teve como objetivo inserir o curso na comunidade e trazer experiências para os universitários. “Para os acadêmicos constitui-se de uma experiência de prática, envolvendo todas as atividades do jornalismo. Para o curso é mais uma oportunidade de aproximação do mercado de trabalho e de troca de conhecimento com profissionais da área da comunicação regional”, afirmou a professora Mariângela Torrescasana, em 2011. Na época, ela era coordenadora do curso de Jornalismo.
Em 2017, integraram a cobertura da Efapi cerca de 20 estudantes de diferentes períodos do curso, além dos técnicos e professores. Todos os conteúdos produzidos durante o evento foram publicados na página do curso de Jornalismo no Facebook, o que potencializou a disseminação e a audiência das produções realizadas. Foram noticiados fatos de interesse público, a fim de gerar resultados positivos para a comunidade.
Durante a cobertura jornalística da Efapi 2017, a página do curso de Jornalismo no Facebook registrou um aumento de 473 fãs. Foram feitas 113 publicações, entre vídeos, álbuns, textos e fotos. Já a média de pessoas alcançadas foi de 14.614 pessoas, destaca-se que todo alcance ocorreu de forma orgânica.
A egressa Jordane Sartoretto relata que durante sua trajetória no curso de Jornalismo muitas coisas a marcaram, mas que a sua participação na Efapi 2017 é a experiência que mais se destaca. O curso montou um QG em um dos pavilhões, onde realizou uma cobertura completa dos eventos da Feira. Jordane comenta uma das coberturas que mais a marcou.
Jordane afirma que essa situação vai ao encontro do propósito exercido pelos jornalistas, que devem agir de acordo com as necessidades da comunidade, procurando sempre ajudá-la. Conta também que se sente orgulhosa de sua participação na cobertura, e deseja que outros acadêmicos possam vivenciar a mesma experiência. A reportagem citada por Jordane pode ser conferida aqui.