Curso de Jornalismo visita SAER FRON SARA

Fernanda Henning, Anna Luisa Schuck, Caroline Sacardo, Nathieli Wilke, Kleomar Lucas da Silva, Mônica Guerini, Jaine Kasper, Francisco Lund, Claudistone Pinheiro, Schaiane Bohn, Pâmela Cristyne, Christopher Marin

Na manhã deste sábado, 11 de junho, o curso de Jornalismo da Unochapecó promoveu uma aula integrada com estudantes de todos os períodos. Os alunos foram divididos em três grupos, sendo que cada um visitou um órgão de segurança pública: Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Serviço de AeroPolicial de Fronteira (SAERFRON) e Serviço de Resgate Aeromédico (SARA).

Durante a visita ao SAER-SARA, o grupo de alunos acompanhado pelos professores Angélica Luersen e Marlon Santa Maria Dias participou de uma simulação de salvamento em altura e operação de apreensão de drogas. Além disso, houve a apresentação do histórico e da estrutura da corporação aos estudantes.

De acordo com o delegado de Polícia Civil responsável pelo SAER-SARA, Albert Silveira, esta é uma unidade especializada da Polícia Civil de Santa Catarina baseada em Chapecó, atendendo a mais de 80 municípios do Extremo Oeste e Oeste Catarinense. “Temos aqui diariamente dois pilotos, dois operadores aerostáticos policiais, e também a equipe técnica formada por médico e enfermeiro”, explica. O delegado explicou para a estudante Nathieli Wilke as técnicas para as operações.

Seja nas ações policiais em apoio a Polícia Militar, a própria Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, o SAER-SARA é acionado diariamente em acidentes automobilísticos e de trabalho, serviços de transferência de urgência e emergência. “Essa é a nossa missão, e cumprimos dentro das nossas possibilidades e da melhor forma possível”, comenta Albert.

A instituição tem diversos convênios com municípios da região e com o poder executivo de Chapecó, que cede profissionais da saúde e valores para que o trabalho se torne possível.

Na atividade de hoje, foi possível através de simulações entender de perto
como funciona a rotina desses profissionais. “Diariamente nossa equipe faz reuniões, confere equipamentos e avalia as operações que serão realizadas no dia”.

Para o estudante Francisco Lund, que foi voluntário na simulação de salvamento em altura, essa foi uma experiência única: “Não era possível saber em que altura eu estava, é uma sensação de nervosismo, foi a melhor aula integrada promovida pelo curso”.

A estudante Caroline Sacardo teve a oportunidade de entrevistar o médico e
enfermeiro de plantão na data. Confira a entrevista:

A experiência foi muito válida para os estudantes participantes para
entender as formas de abordagem da instituição em caso de cobertura jornalística desse tipo de ocorrência.