Na manhã de segunda (29), a companhia de teatro Lumiar, da cidade de Caçador (SC), fez duas apresentações no palco do Centro de Culturas e Eventos Plínio Arlindo de Nes, na Feira do Livro 2024. Voltadas para o público escolar, de estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, as apresentações contaram histórias de Santa Catarina.
Com a apresentação do ator Jorge Luiz Gonçalves e da atriz Luciana Paes, o enredo do espetáculo se baseia em pesquisas feitas por Luciana. Jorge conta um pouco da experiência de trazer a peça para a Feira do Livro e um pouco da história por trás do roteiro. “Nós temos essa peça já há oito anos, ela nasceu de uma construção coletiva, mas o texto-base que partiu da Lu. Ela trouxe esse texto sobre pesquisas científicas e de outras produções de pesquisadores da região do Contestado para colocarmos na peça”. Jorge fala sobre a evolução da peça: “Essa peça vem ao longo desses oito anos sendo abrangente e se aprimorando, pois sempre brincamos em falar, que a cada apresentação que fazemos, ela sempre sai diferente, porque está em constante evolução. Ela é uma peça muito verdadeira da nossa parte, porque é uma história muito nossa, nós somos caboclos e temos orgulho de fazer essa história ser conhecida através dessa expressão artística.”
Além disso, Jorge conta como os estudantes aproveitaram as apresentações. “Esta sendo magnifico. Nós sempre tivemos uma aceitação muito boa, porque o início da peça foi justamente para o público escolar. Ela surgiu para atender uma demanda da Semana do Contestado lá de Caçador. Inicialmente a peça seria só para ser gravada em um DVD, mas pela ótima aceitação das escolas naquela apresentação decidimos seguir com ela por esses anos e já temos mais de 100 apresentações feitas.”
Jorge completa falando sobre a estrutura da Feira. “Quando chegamos aqui a gente brincou e disse ‘meu Deus, que estrutura magnífica’, ficamos vislumbrados quando acessamos o espaço, porque é um espaço muito bonito e a estrutura de toda a Feira está muito bonita e é um prazer enorme estar participando. Acho que talvez seja o maior palco que estamos apresentando ao longo desses oito anos.”
A companhia ainda se apresenta na tarde de segunda e na terça-feira durante os períodos da manhã e da tarde.
Por: Junior Salvatori