Comandante Moisés acredita na possibilidade de ensino integral a partir de parcerias público-privadas

Por Fernando Bortoluzzi e Mirella Schuch

O candidato ao governo do Estado de Santa Catarina Carlos Moisés da Silva, que concorre em chapa pura pelo Partido Social Liberal (PSL), participou da série de entrevistas promovida pela Rádio Super Condá, em parceria com a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). O encontro ocorreu na última terça-feira (04/09), na Sala dos Conselhos da universidade.

Carlos Moisés foi o sétimo convidado da série de entrevistas promovida pela Rádio Super Condá. Foto: Mirella Schuch

A entrevista contou com a participação de entidades civis, candidatos a outras esferas pelo PSL e representantes da comunidade acadêmica. Entre eles, o reitor da Unochapecó, Claudio Alcides Jacoski, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da universidade, Marcio da Paixão Rodrigues, o advogado representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Idir Canzi, o presidente da Sociedade Amigos de Chapecó (Sach) Luiz Augusto Gemelli e a candidata a vice-governadora pelo PSL, Daniela Reinehr.

Os participantes questionaram o candidato em relação a educação, questões partidárias, pagamento de precatórios, infraestrutura, observatórios sociais, pobreza e a recomposição do efetivo do Corpo de Bombeiros.

Valorização dos professores, implantação da educação integral e investimentos para melhorar a infraestrutura física e tecnológica das escolas públicas foram outros pontos abordados. O Comandante Moisés, nome de candidatura, foi questionado sobre os mecanismos para pôr em prática estas propostas presentes no plano de governo. De acordo com o candidato, a valorização dos profissionais da educação se dá a partir da boa estrutura de seu local de trabalho, materiais de ensino adequados, salas de aula que não excedam a quantidade de alunos e um teto salarial mais estimulante.

O candidato propõe ainda o enxugamento da máquina pública, que disponibilizaria verbas para a educação e que iria suprir estas demandas. Moisés acredita também na possibilidade do ensino integral, a partir de parcerias público-privadas.

O contexto catarinense em relação à violência contra mulher também foi um tema citado na entrevista. Santa Catarina é o quarto estado brasileiro mais violento para as mulheres e Chapecó a terceira cidade catarinense com maior índice de violência contra a mulher. O candidato foi questionado sobre as ações que seriam tomadas em seu governo, se eleito, para diminuir estes índices. Moisés respondeu que a violência deve ser combatida em todas as esferas, não só pela Estado, mas pela sociedade organizada e que é preciso fazer uma releitura da condição da mulher em todo o Brasil.

O Comandante Moisés afirmou ainda que pretende incrementar projetos que tenham o objetivo de acompanhar o dia a dia das mulheres, a  partir do momento que denunciam ameaças e agressões e estabelecer guardas, se necessário.

Sobre Carlos Moisés da Silva

O candidato do PSL é natural de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. É bacharel em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e mestre em Direito Constitucional. Concluiu o curso de Formação de Oficiais da Academia da Polícia Militar em 1990. Após a conclusão, passou a atuar no Corpo de Bombeiros, nas cidades de Florianópolis, Criciúma e Tubarão. Entre 2012 e 2014, foi coordenador regional da Defesa Civil e entre 2014 e 2016, assessor dos Bombeiros na Secretaria de Justiça e Cidadania. É coronel da reserva do Corpo de Bombeiros e, atualmente, disputa pela primeira vez a eleição.