Texto: Nádia Natali Venancio
Nesta sexta-feira à tarde, 26 de abril, o palco do Salão Nobre do Centro de Eventos, recebeu dois espetáculos culturais, o Ballet Clássico e a Fábrica de Gaiteiros, ambos da Escola de Artes Chapecó.
A primeira apresentação foi das dançarinas, com a coreografia Coppélia. Participaram mais de 40 bailarinas, de 12 a 18 anos de idade. Julia e Isadora estão no Ballet Clássico há quase dez anos e estavam ansiosas para a apresentação, ensaiaram desde o segundo semestre de 2023.
O projeto, um dos primeiros na Escola de Artes Chapecó, conta hoje com aproximadamente 300 alunas, que ingressam à partir dos 5 anos e permanecem até a formatura, comenta a professora Jucineia Campagnollo. Ela complementa que as bailarinas podem atuar tanto como dançarinas quanto professoras.
A atração seguinte foi a Fábrica de Gaiteiros que tomou conta do palco. O show foi apresentado por oito participantes e composto por gêneros como valsa e vanerão. Claudio Cibulski é pai de um dos alunos e incentivou seu filho Arthur Leonardo de 14 anos, que também está aprendendo a tocar violão, a entrar no projeto.
O responsável pelo projeto, Luiz Felipe Schabaraum, mencionou que o programa foi criado em 2011 pelo músico Renato Borghetti. As aulas acontecem semanalmente e cerca de 40 alunos de 7 a 15 anos de idade participam.