O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, no qual a Unochapecó participou em 2011 e 2017, tem como propósito proporcionar integração social, responsabilidade coletiva, desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliar o bem-estar da população.
Os rondonistas encaminham projeto de pré-execução para o Ministério da Defesa com indicação de atividades para serem realizadas, num período de duas semanas, no município selecionado de acordo com o IDH, tamanho do município, entre outros. São desenvolvidas palestras, oficinas, workshops e outras formas de trocar conhecimento com professores, agentes de saúde, servidores públicos e líderes comunitários, posteriormente, responsabilizados de repassar para demais membros da região.
Neste processo, foi constatada uma dinâmica diferente com estudantes de Jornalismo. Isso porque, tendo em vista a necessidade de equipamentos para execução de práticas, junto da necessidade de dar visibilidade às oficinas, estudantes das áreas de comunicação se tornam os responsáveis por documentar todo projeto para divulgação a partir das plataformas digitais do Ministério da Defesa, também, através de veículos de comunicação onde a operação é realizada.
A jornalista Suellen Santin que, em 2011, estava no 7º período, participou da Operação Tuiuiú, no município de Nova Olímpia (MT). Ela conta em reportagem para a Experimentus, que junto da comunidade, foram executadas algumas amostras, mas, o foco também foi a cobertura e a relação com veículos. A partir disso, Suelen relata que a atuação com estudantes de outras áreas tornou a vivência muito coletiva e interdisciplinar.
Como reflexo da vivência, a então estudante falou sobre um dos propósitos do jornalismo, o qual se refere ao trabalho direto com pessoas: “ir com coração aberto para uma experiência como essa, dialogar com pessoas diferentes da comunidade do interior, comunidade Quilombola, de assentamento, com as pessoas da cidade foi muito engrandecedor, sabe? Então acho que essa é a questão humanitária e cidadã que o projeto propõe”.
O produto jornalístico final foi um vídeo disponível no Youtube.
Operação Serra do Cachimbo
Em 2017, os alunos do curso de Jornalismo, Amanda Ferronato, Ana Paula Dornelles, Angélica Dezem, Carlos Eduardo Pereira, Luidy Lazzarotto Roncalio, Marina Folle Schielke, Marina Pessalli Favero e Maryna Dahmer participaram da Operação Serra do Cachimbo junto com os professores Angélica Lüersen e Alexsandro Stumpf. Os estudantes viajaram para Mato Grosso e fizeram a cobertura jornalística de todas as ações desenvolvidas nos oito municípios beneficiados na operação: Altamira, no Pará, e as cidades de Carlinda, Guarantã do Norte, Itaúba, Nova Guarita, Novo Mundo, Paranaíta e Terra Nova do Norte, no Mato Grosso.
A egressa Angelica Dezem, do curso de Jornalismo da Unochapecó, comentou a respeito da experiência em participar do Projeto Rondon, em 2017, na operação Serra do Cachimbo. “O projeto tem como slogan ‘Lição de Vida e de Cidadania’, e não é à toa. Ele tem como essência convidar alunos do Brasil inteiro, de diversas áreas, para preparar oficinas para comunidades que, por vezes, são invisibilizadas e marginalizadas. E, através dessas oficinas, que essas pessoas possam se reconhecer pertencentes à sociedade, do meio em que vivem, e se colocarem como agentes protagonistas da própria história. Então, esses alunos são convidados a se deslocarem para esses locais, e a gente, do curso de Jornalismo, conseguiu ser selecionado para fazer a cobertura, enquanto time de comunicação”, salienta.
Confira o que Angelica tem a contar sobre a experiência.
No final da operação foi produzido um documentário pela equipe de Jornalismo da Unochapecó disponível no Youtube. Confira: