A fotojornalista e ex-professora do curso de Jornalismo da Unochapecó, Eliane Fistarol, foi coordenadora por duas gestões. Ela deixou um legado de conhecimento através de suas fotografias. É reconhecida por retratar em suas fotos o sentimento das pessoas e ensinar em sala de aula o lado humano do jornalismo. Seu olhar único para fotografar os movimentos sociais do Oeste catarinense era sua marca registrada, o que possibilitou a ela narrar também, vários momentos do povo chapecoense e o desenvolvimento da cidade com muita sensibilidade. Professora do curso desde 1998, tornou-se uma das referências na área do fotojornalismo. O seu trabalho fica imortalizado através dos seus ensinamentos e das obras publicadas.
O livro “A Terra é vida: movimentos políticos e sociais no Oeste de Santa Catarina”, foi lançado em 12 de junho de 2008 na Unochapecó. Consta com um apanhado de trabalhos de cobertura de movimentos sociais que surgiram entre os anos de 1980 e 1990 no Oeste catarinense. No livro, Eliane reúne fotos dos principais movimentos sociais e políticos que aconteceram na região nas duas décadas, como o Movimento dos Sem Terra (MST), Movimento das Mulheres Agricultoras (MMA), Movimento dos Atingidos pelas Barragens do Rio Uruguai (MAB) e o Movimento de Oposição Sindical (MOS). O acervo da fotojornalista está no Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom).
O acervo da fotojornalista está no Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom). Preservar e difundir a história e o patrimônio cultural da região estão entre os objetivos do Ceom. Para que isso se torne possível, o espaço sempre busca reunir artefatos importantes para contar e ilustrar a realidade e as transformações sofridas ao longo do tempo. Visando aumentar esses registros, o Centro recebeu o acervo da fotojornalista e ex-professora do curso, Eliane Fistarol.
A Eliane sempre foi uma professora bastante atenta e atenciosa com os alunos. Além de um ser humano muito sensível e super alto astral. É assim que as pessoas que conheceram e conviveram com a fotojornalista a descrevem.
Nestes 25 anos do curso de Jornalismo, não podíamos deixar passar em branco a existência da “Fista”, assim carinhosamente chamada, que foi a primeira professora de fotografia do curso. Em uma conversa repleta de saudades, boas lembranças e muito amor, a atual professora do curso de Jornalismo, fotógrafa e fotojornalista Angélica Lüersen, junto com o professor Dirceu Hermes e a egressa do curso Lidiane Taffarel, relembram os momentos vividos junto da Eliane. Confira.
Produção: Deisiana Damarat; Emilly Bueno; João Pedro Zatta Grolli; e Schaiane Bohn.
Supervisão: Angélica Lüersen e Eliane Taffarel