SAER-FRON SARA: Sua vida é nossa missão

SAER-FRON SARA: Sua vida é nossa missão

Fernanda Henning, Anna Luisa Schuck, Caroline Sacardo, Nathieli Wilke, Kleomar Lucas da Silva, Mônica Guerini, Jaine Kasper, Francisco Lund, Claudistone Pinheiro, Schaiane Bohn, Pâmela Cristyne, Christopher Marin

A história do Serviço Aeropolicial de Chapecó

Há quase oito anos o Serviço AeroPolicial de Fronteira (SAER-FRON) foi implantado em Santa Catarina, na região de Chapecó. Os policiais civis atuam com ações policiais, resgate e transporte de vítimas, com o objetivo de salvar vidas. Ao longo deste período, a instituição já realizou mais de 4 mil operações de atendimento.

Desde 2015 o serviço foi ampliado, com a implantação do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico (SARA). Desta maneira, policiais, médicos e enfermeiros uniram suas forças para construir uma unidade multimissão de aviação pública que busca fazer o melhor para atender a população em situações inesperadas.

O SAER-SARA atende a 85 municípios da região, de Chapecó até Dionísio Cerqueira e Itapiranga, às vezes atendendo ocorrências em municípios que fazem fronteira com o Rio Grande do Sul e Paraná. Com o tempo de resposta para os atendimentos muito rápidos, o SAER é uma unidade que fica em ponto estratégico.

As missões realizadas de atendimento e deslocamento de serviço médico são imprescindíveis para salvar vidas de pacientes em estado crítico, como é o caso de infartos, AVC, acidentes de trânsito e transplante de órgãos. Também é realizado o deslocamento de pacientes entre unidades hospitalares, como um recurso mais ágil do que por vias terrestres.

Por sua vez, os policiais também realizam, além dos atendimentos de urgência e emergência, missões planejadas ou atendimento a denúncias, para combater especialmente o tráfico de drogas nas fronteiras brasileiras, com a Argentina e o Paraguai. Com as operações, a segurança pública é prioridade do trabalho dos agentes.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.