Cidadãos do Futuro apresenta informações parciais do formulário

Produção: Luana Poletto | Supervisão: Eliane Taffarel

O projeto “Cidadãos do Futuro” foi organizado pelo curso de Jornalismo da Unochapecó. O objetivo é levantar pautas para a produção de interesses do público jovem que visa discutir temas de impacto social, trazendo uma visão crítica sobre o futuro da sociedade.

Foi elaborado um formulário destinado aos estudantes do Ensino Médio do entorno da Região de Chapecó (Oeste de Santa Catarina, Norte do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná). A intenção é identificar o protagonismo desses estudantes na luta por causas sociais, de empoderamento e defesa da democracia. Além disso, contar essas histórias quando eles optam por deixar seu contato e o projeto em que estão envolvidos.

Se você é jovem ou conhece alguém que poderia participar do Cidadãos do Futuro, clique aqui para acessar o formulário.

Resultados

Até a data da publicação do presente texto, foram obtidas 73 respostas no questionário. A maioria dos respondentes, 41 pessoas, são estudantes do 2º Ano do Ensino Médio. Dos participantes, 72 colocaram que são da região Oeste de Santa Catarina. Questionados sobre as causas sociais que mais se identificam, as respostas obtidas foram:

– 1. Movimento LGBTQIA+: 51 (69,9%)

– 2. Movimento de proteção à crianças e adolescentes: 45 (61,6%)

– 3. Movimento feminista: 42 (57,5%)

– 4. Movimento antirracista: 40 (54,8%)

– 5. Movimento estudantil: 40 (54,8%)

– 6. Movimento em defesa da diversidade cultural: 37 (50,7%)

– 7. Movimento ambientalista: 35 (47,9%)

– 8. Movimento de prevenção, proteção e atenção à saúde: 33 (45,2%)

– 9. Movimento das pessoas com deficiência: 16 (21,9%)

– 10. Movimento em defesa do esporte: 12 (16,4%)

– 11. Movimento indígena: 11 (15,1%)

– 12. Movimento dos trabalhadores rurais sem terra: 5 (6,8%)

– Movimentos libertários: 1

– Legalização do aborto: 1

Na questão a respeito de qual meio os jovens acessam conteúdos jornalísticos, foram obtidas 49 respostas na alternativa TV, 48 em Twitter e 47 em Instagram. As demais variaram principalmente entre portais de notícias, Facebook, rádio e Youtube. Além disso, foi elaborada a pergunta “Como você avalia o jornalismo brasileiro hoje?”, em que os respondentes devem optar por uma nota entre um a cinco, com o objetivo de buscar saber o que os jovens pensam do exercício da profissão atualmente. A maioria assinalou a opção da nota três.

Respostas da questão “Como você avalia o jornalismo brasileiro hoje?”. Fonte: captura da tela.

Para buscar compreender melhor a visão dos jovens, foi elaborada a questão dissertativa não obrigatória, “Se você fosse jornalista, que notícias você gostaria de informar para a sociedade? Escreva quantas quiser”. Foram obtidas 47 respostas. Algumas delas foram: “Situação atual do covid, acontecimentos envolvendo a comunidade LGBTQIA+”; “Sobre o grande aumento do Aquecimento Global”; “Eu gostaria de informar a verdade primeiramente, assuntos referentes a assuntos locais, sobre educação, saúde e notícias boas, nada de tragédia”; “Notícias sobre atualidades, geopolítica, cenário político, economia”; “De tudo um pouco, mas principalmente em relação a educação brasileira”; “Notícias boas e de extrema polêmica”; “Em relação ao governo, falar mais sobre o movimento Black Lives Matter e LGBTQIA+, etc”, entre outras.

Após essas perguntas iniciais, foram elaboradas as questões para quem gostaria de contar a sua história como jovem protagonista na luta por causas sociais e o porquê ela deve ser transformada em notícia para o projeto Cidadãos do Futuro. No final, os que optam por compartilhar sua história, deixam o nome e contato. Depois desse processo, a equipe da Acin Jornalismo conversa com essas pessoas para a produção das reportagens. Confira as histórias da Érica, da Laryssa, do Jonathan, do Juno e da Julia, que já participaram do projeto.

Você gostaria de ler sobre algum assunto, projeto ou causa social específica? Mande sua sugestão para a gente! Além disso, se você é ou conhece algum jovem que aceitaria conversar com a nossa equipe e participar de alguma produção, nos mande o contato. Nosso email é: acin_jornalismo@unochapeco.edu.br