Narrativas Audiovisuais na cobertura da 5ª Mostra CineOeste

Narrativas Audiovisuais na cobertura da 5ª Mostra CineOeste

Por Ilka Goldschmidt – professora da disciplina

Os estudantes do quarto período inauguram neste semestre uma nova disciplina na matriz curricular do Curso: Produção Audiovisual em Jornalismo. Entre os conteúdos do componente está a apropriação de narrativas audiovisuais na produção de conteúdo, explorando as diferentes janelas de exibição existentes, se aproximando do público com possibilidades de informar, gerar conhecimento, diálogo e reflexão. A primeira experiência da turma foi a cobertura da 5ª Mostra CineOeste, entre os dias 17 e 22 de setembro. A exibição de filmes produzidos na região foi organizada pelo SESC em parceria com a Cinelo (Associação de Cinema e Vídeo de Chapecó e Região), Uceff, Looping Filmes e com os cursos de Jornalismo e Produção Audiovisual da Unochapecó. O desafio dos estudantes, a partir da formação de grupos de trabalho, foi desenvolver uma proposta narrativa para a cobertura da segunda noite da Mostra. O resultado deste trabalho pode ser conferido aqui. Foram quatro diferentes narrativas que resultaram em produções além da cobertura ao vivo através de Facebook Live, na página do Curso de Jornalismo.

A proposta do grupo dos estudantes Alana de Bairros, Cristian Alflen, Deise Agnoletto, Gabriela Busatta, Isabel Bevilacqua e Vinicius Chiesa foi produzir um mini documentário do evento com foco nos filmes exibidos sobre a temática LGBT.  A narrativa apresenta dados gerais da Mostra e valoriza os organizadores e realizadores audiovisuais.

 

 

Aprofundar o tema em torno da Mostra, que é a produção audiovisual regional, foi o que definiu a escolha da narrativa do grupo formado por Ana Laura Baldo, Ícaro Colella, Laura Fiori, Mirella Schuch, Patrick Eduardo e Valeria Cenci. Um olhar do mercado, outro olhar da academia. Duas profissionais respondendo à questionamentos a respeito do cenário audiovisual local. Provocações a partir e para além do evento.

 

 

Um documentário de recepção. Espectadores falam a respeito do filme ao sair do teatro do Sesc. O grupo formado pelos estudantes Ana Carolina Vertuoso, Eduarda Boettcher, Gustavo de Azevedo, Guilherme Griebeler, Marcela Laskoski e Tayvon Bet focou a produção de conteúdo a partir de uma narrativa a partir dos olhares do público sobre um dos filmes exibidos na Mostra, Karla com K. Um documentário sobre um documentário.

 

 

Explorar o formato selfie e a experiência narrativa em primeira pessoa foi o desafio dos estudantes Alexsandra Zanesco, Isabel Piccoli, Lucas Liston, Leonardo Vassoler e Jhonatan Beneti. A abordagem foi o segundo dia da Mostra CineOeste.

 

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.