Décio Lima pretende ampliar o acesso da população catarinense à internet

Por Fernando Bortoluzzi e Lucas Liston

Um aplicativo para dispositivos móveis para que a população acompanhe e fiscalize informações administrativas como as movimentações financeiras e as licitações do Governo Estadual. Essa é uma das propostas apresentadas pelo candidato ao governo do Estado de Santa Catarina, Décio Lima do Partido dos Trabalhadores (PT).

A medida que objetiva ampliar os mecanismos para transparência pública e visa fiscalizar e combater à corrupção, foi defendida por Décio na última quinta-feira (06/09), durante entrevista promovida pela Rádio Super Condá em parceria com a Unochapecó, na Sala de Conselhos da universidade. A sabatina encerrou a série de entrevistas com os candidatos ao governo catarinense.

O candidato propõe ampliar o ensino básico para o turno integral. Foto: Fernando Bortoluzzi

Os questionamentos direcionados ao candidato do PT, partiram de representantes da comunidade, da universidade,  jornalistas e entidades civis. As perguntas giraram em torno das propostas de governo do candidato e da situação atual do Estado. Foram abordados temas como educação, mercado de trabalho, combate à corrupção, desenvolvimento, inovação, estrutura, saúde e segurança.

Em relação aos investimentos na educação pública, Décio destacou a proposta de ampliar o ensino básico para o turno integral e prometeu acesso à internet em todas as escolas públicas catarinenses. O candidato também defendeu a extinção das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) e o fim das renúncias fiscais como forma de aumentar a receita do Estado.

O candidato

Décio Nery de Lima é fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) em Santa Catarina, advogado e professor de ensino médio. Foi vereador em Blumenau-SC, entre 1993 a 1996 e prefeito municipal de 1997 a 2005. Foi deputado federal por três mandatos, do ano de 2007 até 2019.

Décio é titular em sete comissões, entre elas a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e o grupo de trabalho para avaliar a proposta do novo Código Penal Militar. Em outras três na condição de suplente: Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), Comissão Especial destinada a analisar as Propostas de Emenda à Constituição que versam sobre Segurança Pública (CESEGUR) e Subcomissão Especial de Publicidade e Propaganda (SUBPUBLI).

Décio Lima encerrou a série de entrevistas da Rádio Super Condá em parceria com a Unochapecó. Foto: Lucas Liston