Merisio propõe incentivo a novos projetos que fomentem a competitividade empresarial e a receita tributária

Por Fernando Bortoluzzi e Mirella Schuch

O candidato ao governo do Estado de Santa Catarina Gelson Merisio, do Partido Social Democrático, foi o terceiro convidado para a série de entrevistas promovida pela Rádio Super Condá, em parceria com a Unochapecó. Na manhã da última quarta-feira (29/08), o deputado estadual da coligação “Aqui é Trabalho” (PSD/ PP/ PSB/ DEM/ PRB/ PDT/ SD/ PSC/ PROS/ PCdoB/ PV/ PHS/ Podemos/ PRP/ PPL) apresentou suas propostas de gestão na Sala dos Conselhos da universidade e respondeu às perguntas de entidades convidadas.

A entrevista contou com a participação de representantes da comunidade acadêmica e de entidades civis. Entre eles, o reitor da Unochapecó Claudio Jacoski, o presidente do Diretório Central dos Estudantes Cristian Hauser, o presidente da Associação do Comercial Industrial Chapecó Cidnei Barozzi, o representante da Câmara Municipal de Vereadores Carlinhos Nogueira e o advogado Irio Grolli, pela Ordem dos Advogados do Brasil. Os convidados fizeram perguntas relacionadas ao plano de governo de Gelson Merisio.

Gelson Merisio da Coligação “Aqui é trabalho” apresentou as propostas de governo. Foto: Mirella Schuch

As perguntas abordaram temas como: gestão de gastos públicos e pagamento de dívidas; inovação e incentivo tecnológico nas universidades comunitárias de Santa Catarina; posicionamento do candidato acerca do Projeto de Emenda Constitucional 0005.3/2017, que diz respeito à redistribuição das bolsas de estudo universitárias, via Artigo 170; projetos para amenizar a situação de pobreza da população catarinense; propostas para a agroindústria e para a saúde; e investimentos para Chapecó e a região Oeste.

Em relação aos gastos públicos, Merisio foi questionado sobre como administraria o orçamento do Estado, de modo que a dívida bilionária fosse quitada sem inviabilizar os futuros investimentos. O candidato respondeu que o problema do Estado não é endividamento, mas sim a geração de caixa insuficiente. Segundo ele, a solução seria novos projetos que fomentem a competitividade empresarial e a receita tributária.

No que se refere à PEC 0005.3/2017, que propõe a redistribuição gradativa das bolsas de estudo concedidas pelo Artigo 170, reduzindo, até 2021, em 50% a cota reservada para universidades comunitárias, Merisio nega estar de acordo. O candidato defende uma reforma no plano de financiamento universitário privado, mas, em contraponto ao Projeto atual, alega sustentar a ampliação do Artigo para que mais estudantes tenham a possibilidade de ingressar em instituições comunitárias.

Sobre Gelson Merisio

O candidato do PSD ao Governo do Estado, nasceu na cidade de Xaxim. É formado em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Foi vereador de Xanxerê em 1989; presidente da Associação Comercial e Industrial de Xanxerê (Acix) e presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina (Facisc). Após, assumiu a vice-presidência da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB).

Entre 1999 e 2001, esteve no cargo como diretor financeiro da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). No mesmo período, foi presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae. No ano de 2005, foi suplente na Assembleia Legislativa e diplomado deputado estadual um ano depois.

Gelson Merisio reelegeu-se como deputado estadual nos anos de 2010 e 2014. Entre o período de 28 de março a 2 de abril de 2010, foi governador interino e seu terceiro mandato como deputado estadual começou em 2015.

A entrevista contou com a participação de representantes da comunidade acadêmica e de entidades civis. Foto Fernando Bortoluzzi.