Eleições 2018 – Portanova defende negociação de juros para quitar contas públicas

Rogério Portanova que concorre em chapa pura pelo partido Rede Sustentabilidade. Foto: Lucas Liston

Por Lucas Liston e Valeria Cenci

O candidato ao governo do Estado de Santa Catarina, Rogério Portanova que concorre em chapa pura pelo partido Rede Sustentabilidade, apresentou suas propostas de gestão em entrevista promovida pela Rádio Super Condá em parceria com a Unochapecó. Portanova foi o primeiro dos nove candidatos ao governo, a participar na manhã da última segunda-feira (27/08) da série de entrevistas que está sendo realizada na Sala dos Conselhos da universidade.

A entrevista que contou com a participação de representantes da comunidade acadêmica e de entidades civis, tratou de pontos centrais como: contas públicas, educação e descentralização da administração.

Ao apresentar as propostas econômicas, Portanova destacou que irá elaborar os planos estadual e municipal de Desenvolvimento Econômico, com nova orientação do modelo vigente. A iniciativa visa valorizar as vantagens competitivas da economia local. O candidato defendeu que os planos irão garantir o crescimento da riqueza com melhoria de sua distribuição por meio do fortalecimento de políticas públicas para atividades compatíveis com a vocação local. A exemplo da indústria de tecnologia limpa, em articulação com prefeituras, disciplinando o processo de expansão imobiliária de acordo com a capacidade de suporte dos municípios.

Quando questionado sobre as propostas para quitar as contas públicas, o candidato afirmou que o principal objetivo é negociar os juros.

Para melhorias da educação no Estado, Portanova propõe a criação de creches públicas capazes de cumprir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), promovendo as condições efetivas de construção desses espaços nos municípios e firmando convênios com entidades privadas. Além disso, o candidato propõe a implantação de escolas de tempo integral no ensino básico, aliado ao programa de hortas escolares; aprimorar planos de carreira e de salários e profissionalizar a docência com jornada integral em uma mesma escola.

Dentro da temática de incentivo à educação na universidade o candidato propõe a expansão do duodécimo orçamentário para educação, com prioridade ao estímulo à pesquisa.

Quando se trata da administração pública, o candidato sugere a desburocratização e a descentralização, estimulando a reformulação de modelos de gestão das autarquias, empresas públicas e fundações.

Sobre o candidato

Rogério Portanova é professor e coordenador de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2016. Em 1985, ajudou a fundar o Partido Verde no Brasil e presidiu a legenda em Santa Catarina. Atuou como presidente da Fundação de Amparo Tecnológico ao Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) entre 2004 e 2005, foi presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina (Fapesc) em 2005 e 2006. Também exerceu o cargo de Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB-SC). Portanova é mestre em Direito pela UFSC, doutor em Ciência Política pela Universidade Paris VIII, na França, e pós-doutor em Direito do Ambiente pela Universidade Lusíada de Lisboa.