Ao longo do domingo (28), a 12º União Regional Espírita levou para a Feira do Livro uma série de palestras, seminários e contação de histórias. Na parte da manhã, ocorreu um mini-seminário com o tema ‘Comportamento espírita em tempos líquidos’, e uma contação de histórias para o público infantil até os seis anos de idade. Já na parte da tarde, a programação contou com três palestras e lançamentos de livros, com temas infantis e adultos.
Na ocasião, a autora Aline Fátima do Nascimento Magro trouxe o livro ‘Todos são únicos e especiais’, que aborda o tema do espectro do autismo e como podemos acolher e como respeitar e ter um sentimento inclusivo. “Este livro nasceu dentro de sala de aula, para podermos trabalhar a questão da inclusão e começamos a inventar histórias, como o mecanismo de promover o respeito às diferenças”, explica.
De acordo com Aline, o projeto do livro começou em 2018, desde então pensado como um livro de rimas – “para estimular a questão neural da criança”, diz. “Ele não é um livro para dar um diagnóstico, até porque quando falamos para as crianças o que é o transtorno, elas entendem, mas não vivenciam isso. O principal objetivo é demonstrar o espectro do autismo, com respeitar escolher, demonstrando compaixão, respeito, então ele navega por essa inclusão”. A autora ainda comenta que sairá mais um livro em agosto deste ano, intitulado ‘A lição do papel’.
Aline também ressalta a importância de abordar a doutrina espírita em um evento de grande alcance cultural, como é o caso da Feira do Livro. “Nós temos um cuidado com os livros infantis, não damos tanta ênfase à questão doutrinária ou religiosa. Neles, trabalhamos a questão da espiritualidade, trabalhamos valores de respeito, inclusão, de amorosidade, de estimular virtudes, solidariedade e paciência”, conclui a autora.
O escritor e autor do livro ‘A lei do amor e o sobrevivente do suicídio’, Iraci de Oliveira, aproveitou a oportunidade para relançar a obra. Escrito em 2021, o livro demandou muito estudo por parte do escritor. “Eu comecei a pensar neste livro em 2014, e em 2017 iria mandar para a editora. Porém, no mesmo ano, muitos livros com o mesmo tema foram publicados, e esperei mais um pouco. Em 2021, publiquei ele. Entre esses anos estudei, refleti bem para publicá-lo. Ele tem o intuito de mostrar para as famílias a importância de ter essa atenção com seus filhos ou pais, para reforçar e prevenir o suicidio”, comenta o autor.
Andriw Quadros foi o autor em destaque na contação de histórias. Sua obra ‘Talentos do coração’,que também aborda o universo do autismo, passou por uma sessão de autógrafos. “Quem cultiva uma religião deve estudar essa religião. Mas nosso seres do mundo, homens do mundo, precisamos ler coisas e estudar coisas em outras áreas do conhecimento, conhecimento científico, literatura, ficção, tudo que nos leva a fazer com que agente se torne pessoas melhores. O mundo em que vivemos precisa tanto da nossa atenção e do nosso carinho para dar abrigo a oportunidade de vivência e crescimento moral”, avalia Andriw.
Aconteceram também neste domingo (28) entrevistas sediadas pelo jornalista e professor Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira, com as autoras e escritoras Janete de Azambuja, Jaqueline Miotto Zolet e Marilene Bonassi Tomazelli. Para completar a programação, houve também uma aula aberta voltada para o mundo espiritual com o tema ‘Fortalecimento dos afetos sediada por Luiz Carlos Sardi; uma palestra com o escritor Geraldo Competti Sobrinho, com o tema ‘A vida no mundo espiritual’; e também uma palestra com a escritora Janete de Azambuja com o tema ‘Correa – A aurora da regeneração’.
Por: Junior Salvatori