CULTURA ORGANIZACIONAL EM INDÚSTRIAS FAMILIARES E NÃO FAMILIARES: UM ESTUDO COMPARATIVO
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v17i2.7538Palavras-chave:
Comportamento Organizacional, Cultura Organizacional, Estratégias Organizacionais, Gestão de Pessoas, Indústrias FamiliaresResumo
Objetivo: Identificar se existe diferença significativa entre as dimensões da cultura organizacional praticada por indústrias familiares e não familiares.
Método/abordagem: Empregou-se uma pesquisa quantitativa e descritiva mediante uma survey com corte transversal. A amostra foi do tipo não probabilística composta por 44 indústrias do município de Flores da Cunha, Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados por meio de uma adaptação do Denison Organizational Culture Survey e analisados pelo teste não paramétrico de Mann-Whitney para comparação entre grupos.
Principais Resultados: Observou-se que os grupos não diferem quanto às dimensões Envolvimento e Consistência, mas em metade das variáveis concernentes à Adaptabilidade houve diferença. Nesse conjunto de variáveis, a maior significância refere-se à capacidade de mudanças rápidas e fáceis diante de alterações do macro ambiente (p=0,027), demonstrando que as empresas familiares são mais resistentes às transformações e a adoção de inovação. O incentivo e as recompensas aos indivíduos que inovam também se mostraram menos comuns em empresas familiares (p=0,032). Quanto à dimensão Missão, constatou-se que empresas não familiares tendem a identificar de maneira mais clara seu propósito e missão (p=0,005).
Contribuições teóricas/práticas/sociais: A pesquisa contribui para a área gerencial por abordar uma temática que, apesar de consolidada, ainda é precariamente explorada no âmbito dos negócios familiares. Ademais, o estudo proporciona subsídios para o desenvolvimento e a implementação de estratégias organizacionais orientadas à melhoria dos processos e da eficácia gerencial.
Originalidade/relevância: Justifica-se pela aplicação de um questionário universalmente empregado para a verificação da cultura organizacional direcionando-o ao contexto dos negócios familiares, contribuindo para o ineditismo e a pertinência da investigação.
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