EXPORTAÇÕES NO MERCADO RURAL: CARACTERIZAÇÃO E PERSPECTIVAS FUTURAS
DOI:
https://doi.org/10.46699/rce.v26i42.6720Palavras-chave:
Agronegócio brasileiro; Economia; Exportações; Mercado agrícola.Resumo
O setor do agronegócio brasileiro vem expandindo cada vez mais a sua produtividade, tornando-se um dos pilares da economia do país. O Brasil é um dos maiores exportadores mundiais de produtos agrícolas e representa a maior economia da América Latina, destacando-se na produção de laranja, café, soja, milho, dentre outros. A China é um dos parceiros comerciais do Brasil e, além de ser o país que mais recebe as exportações brasileiras, é também o que mais vende para o nosso país, o que ocasiona uma grande dependência comercial. Ante o exposto, o presente artigo faz uma revisão sobre as exportações do mercado agrícola brasileiro, caracterizando a formação de preços, que são definidos pelos mercados financeiros globais; os principais produtos produzidos e comercializados; os parceiros internacionais, que são meios de acesso ao mercado externo; e as perspectivas futuras do setor, que mesmo com os impactos gerados pela pandemia da Covid-19, o país fechou o ano de 2020 com um superávit na balança comercial, e a expectativa para 2021 é que o saldo positivo supere o do ano anterior. À vista disso, é possível concluir que o Brasil possui grandes chances de se tornar uma das maiores potências econômicas mundiais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Cadernos de Economia é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Cadernos de Economia adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais