A IMPLANTAÇÃO DE CONSÓRCIO MODULAR EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NO RIO GRANDE DO SUL: UM ESTUDO DE CASO BASEADO NA INOVAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL E NA SUCESSÃO FAMILIAR
DOI:
https://doi.org/10.46699/rce.v25i41.5981Palavras-chave:
Sucessão; Modularização; Escolas.Resumo
A presente pesquisa-ação tem como base principal a inovação na implantação de um método não convencional de sucessão em empresas familiares, inserido na gestão da empresa mãe e desmembrada em consórcio de três escolas. O objetivo do estudo é avaliar a aplicação de um consórcio modular no desmembramento de uma organização em três corporações modulistas, como ferramenta de apoio à sucessão familiar empresarial em empresas de pequeno e médio porte. O artigo defende a possibilidade de aceitação que a associação entre consórcio modular e o planejamento sucessório familiar pode promover uma estrutura empresarial sucessória mais efetiva do que os modelos de processos sucessórios tradicionais. Não foram encontrados estudos anteriores propondo a aplicação dos conceitos de modularização e sua derivação ao consórcio modular como ferramenta auxiliar em um processo sucessório familiar. Deste modo, este artigo torna-se pioneiro na proposição de união destes dois temas. Como resultados, no tocante especialmente à sucessão familiar, o consórcio modular obteve êxito para a finalidade que foi proposto, de modo que fundadores e sucessores demonstram satisfação com os resultados alcançados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Cadernos de Economia é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Cadernos de Economia adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais